O número de doadores de sangue está abaixo da média e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) tem encontrado dificuldades para manter os estoques. A média diária de doadores está em torno de 70, número 46,6% inferior ao patamar considerado ideal, fixada em 150 coletas de sangue por dia.
De acordo com o Hemepar, a situação pode se agravar se o número de doadores não aumentar nos próximos dias. Isso porque a demanda por sangue é maior no carnaval, em função da maior ocorrência de acidentes de trânsito e outros agravos de saúde.
Em Curitiba e Região Metropolitana, o Hemepar atende 40 hospitais, entre eles o Hospital do Trabalhador, Hospital Angelina Caron e Hospital São Lucas, responsáveis pelo atendimento de urgências, traumas, transplantes, cirurgias cardíacas, entre outras doenças que exigem transfusões sanguíneas. Os tipos de sangue mais requisitados são O positivo e negativo, mas toda doação é importante.
Serviço:Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar)Endereço: Travessa João Prosdócimo, nº 145, no Alto da XVAtendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30; no sábado, das 8h às 18h. Mais informações: 0800-6454555 e (41) 3281-4000
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora