O poder dos alimentos na prevenção de doenças é cada vez mais valorizado pelos médicos. É para discutir a importância da nutrição e da detecção precoce do câncer que pesquisadores do Karmanos Câncer Institute, dos Estados Unidos, estarão hoje e amanhã, em Curitiba, participando do IV Simpósio Internacional de Oncologia, que ocorre no Hospital Santa Cruz.
A abertura do evento ocorre às 19h30, no auditório do hospital. Durante os dois dias do simpósio os especialistas discutirão a influência dos nutrientes no processo de carcinogênese. De acordo com o responsável pelo Centro de Quimioterapia do hospital, o oncologista Rodrigo Rigo, as discussões estarão focadas principalmente nos casos de câncer de cabeça e pescoço, colo-retal, próstata e mama. "Esses são os tipos mais freqüentes e em que se percebe uma prevenção mais evidente", afirma.
Segundo Rigo, o simpósio também deve abordar a questão dos fatores de risco para o desenvolvimento de câncer. Além da pré-disposição genética, obesidade, sedentarismo, alimentação gordurosa e até o estresse podem contribuir para o surgimento da doença.
O evento contará com a presença de seis conferencistas internacionais, entre eles o pesquisador Omer Kucuk, do Instituto do Câncer da Universidade Estatal Wayne, de Detroit, Estados Unidos. Kucuk pesquisa como as substâncias presentes em legumes e frutas atuam na redução de tumores.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora