Um fenômeno atmosférico assustador foi observado na manhã desta terça-feira (23) por moradores de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Uma nuvem em formato de funil se formou por volta das 11 horas. O fenômeno foi registrado por uma equipe da TV Esplanada e também pelo analista judiciário do TRE/PR, Jillian Servat.
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, o fenômeno só é considerado um tornado quando o funil toca o chão. As imagens registradas não deixam claro se isso aconteceu. Servat conta que fotografou a nuvem da varanda de sua casa no bairro do Contorno. Ele disse que não chovia no momento, mas que o céu estava bastante nebuloso.
Logo ao se formar, segundo Servat, o funil apresentava o topo bastante largo. "Neste momento, a formação parecia tocar o solo, posteriormente ficou mais fina, inclinou-se para a direita e dissipou-se lentamente", relatou.
O meteorologista Cezar Gonçalves Duquia, do Simepar, afirmou que pela resolução da foto não é possível observar se houve contato com o solo, entretanto a análise do radar localizado no município de Teixeira Soares aponta que na região foram registradas características de uma super célula de onde são originados os tornados.
Ainda segundo o Simepar, por volta das 15 horas, as regiões de Tijucas do Sul, Castro, Piraí do Sul e Tibagi foram atingidas por rajadas fortes de ventos. Na estação meteorológica de Palmital, na região central do estado, a intensidade máxima dos ventos foi de 62 km/h. A previsão é de que nas próximas 18 horas a instabilidade atmosférica aumente sobre todas as regiões paranaenses.