Rio de Janeiro A longevidade do compositor Braguinha, morto domingo, aos 99 anos, não foi apenas física: autor de sucessos maiores da música brasileira como "Carinhoso (com Pixinguinha) e "As Pastorinhas (com Noel Rosa) , o artista carioca se lançou na década de 1920, consagrou-se na de 1930 e alcançou o século 21 com crianças aprendendo suas canções das histórias de "Chapeuzinho Vermelho e de "Os Três Porquinhos.
Conhecido como João de Barro em boa parte da carreira, Carlos Alberto Ferreira Braga completaria 100 anos no dia 29 de março. "Vovô se foi de forma serena, disse o neto Carlos Alberto Braga Goes, que estava ao seu lado quando o avô faleceu.
O último susto na saúde ocorrera havia um ano, quando um tombo provocou um ferimento na testa. Vítima da doença de Alzheimer, o compositor se afastara da vida social.
Gigante da música
Ele, sim, mas não suas criações. Gigante da música popular, Braguinha assinou uma obra marcada tanto pelo sucesso instantâneo como pela capacidade de se perpetuar.
Mudou o nome para João de Barro porque o pai não queria o sobrenome da família associado ao mal falado meio boêmio.
Suas músicas marcaram o país. Na Copa de 50, o Maracanã celebrou os 6 a 1 do Brasil sobre a Espanha entoando a marchinha "Touradas em Madrid. "Copacabana, na voz de Dick Farney, virou hino do bairro.
Foi cantado por intérpretes como Orlando Silva, Carmen Miranda, Sílvio Caldas, Jorge Goulart, Lúcio Alves, Maysa, Elizeth Cardoso e Elis Regina.
Se as parcerias com Noel e Pixinguinha nunca sumiram, "Balancê é exemplo dos "renascimentos: estourou com Carmen Miranda no final da década de 1930 e ressurgiu com Gal Costa na de 1970. Em 1984, a Mangueira venceu o Carnaval com o desfile "Yes, Nós Temos Braguinha. Em 2007, a escola infantil Mangueira do Amanhã o repetirá, o que já estava previsto.
Roteirista de filmes, o compositor começou nos anos 1940 a adaptar fábulas e histórias infantis, compondo as trilhas. Até hoje há quem pense que os temas do Lobo Mau, da Chapeuzinho, dos Três Porquinhos, dos Sete Anões e de tantos personagens têm origem no folclore, com origem desconhecida. São, na verdade, obra inesquecível de Braguinha.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião