O comediante Jerry Lewis completa 89 anos hoje.| Foto: Divulgação
O médico alemão Joseph Menguele em foto de 1956 
CARREGANDO :)

Em 16 de março de 1911 nascia em Günzburg, na Alemanha, um dos maiores carrascos da história da humanidade: o médico Josef Mengele, conhecido mundialmente por sua atuação durante o regime nazista. Era chamado de ‘Beppo’ pelos amigos, mas nos campos de concentração era conhecido como ‘Todesengel’ (o ‘Anjo da Morte’). Em suas experiências com seres humanos no campo de Auschwitz, ele injetou tinta azul em olhos de crianças, uniu as veias de gêmeos, deixou pessoas em tanques de água gelada para testar suas resistências, amputou membros de prisioneiros e coletou milhares de órgãos em seu laboratório.

Em cooperação com outros médicos, Mengele tentou também encontrar um método de esterilização em massa. No fim da Segunda Guerra Mundial, Mengele fugiu da Alemanha e estabeleceu-se na Argentina, onde permaneceu por algum tempo. Procurado, fugiu para o Paraguai e depois para o Brasil. Morreu em 7 de fevereiro de 1979 na cidade de Bertioga (SP), onde usava a falsa identidade de Wolfgang Gerhard.

Publicidade

Jerry Lewis

Em 1926, nascia em 16 de março um gênio do humor: o comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor norte-americano Jerry Lewis. Famoso por suas comédias estilo pastelão, ele ganhou vários premiações durante sua carreira, incluindo as do American Comedy Awards, The Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice, além de ter duas estrelas na Calçada da Fama. Em 2005, recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas. Em fevereiro de 2009, Lewis recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas o Jean Hersholt Humanitarian Award, o ‘Oscar Humanitário’.

Veja 5 grandes momentos de Jerry Lewis no cinema:
Publicidade

RFFSA

Em 16 de março de 1957 nascia a Rede Ferroviária Federal, órgão criado pelo governo brasileiro para gerir 18 ferrovias regionais com o objetivo de promover e gerir o desenvolvimento no setor de transportes ferroviários. Seus serviços estenderam-se por 40 anos antes de sua desestatização, promovida pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. A RFFSA existiu por 50 anos e 76 dias, sendo oficialmente extinta por força da MP nº 353, de 22 de janeiro de 2007. No Paraná e em Santa Catarina, a malha foi arrematada pelo consórcio Ferrovia Sul Atlântico e atualmente é administrada pela empresa ALL.

Leia também o especial da Gazeta do Povo sobre os 130 anos da Ferrovia Curitiba-Paranaguá e a reportagem sobre o abandono das estações ferroviárias no Paraná .

Poupança

O recém-eleito presidente do Brasil Fernando Collor de Mello, por meio de sua ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Mello, declarou o confisco de todas as cadernetas de poupança do país com depósitos de mais de NCZ$ 50 mil (cruzados novos) à época. A medida foi anunciada um dia após a posse presidencial – que até então ocorria sempre nos dias 15 de março.

Publicidade

Muitos brasileiros ficaram em uma situação desesperadora após a medida.

Nascimentos

Também nasceram em 16 de março o ex-jogador e ex-treinador do Atlético Adílson Batista, o ator Juca de Oliveira, o cineasta Bruno Barreto e o músico Branco Mello, dos Titãs.