Quem gosta de sol e calor lamenta, e quem está com saudade do clima mais ameno e acinzentado comemora: o outono começa oficialmente às 19h45 deste dia 20 de março. No começo da estação, segundo o Simepar, as chuvas no Paraná seguem de forma bastante isoladas, com ocorrências principalmente entre os períodos da tarde e noite. A região metropolitana de Curitiba e o Sul do estado, principalmente, terão temperaturas mais amenas ao amanhecer.
Republicanos
Em 20 de março de 1854, políticos abolicionistas dos estados Unidos fundam o Partido Republicano – cuja plataforma tem como base fundamental o conservadorismo norte-americano. Até hoje houve 18 presidentes republicanos. O primeiro foi Abraham Lincoln (1861-1865) e o último George W. Bush (2001-2009). O último candidato republicano que disputou eleições presidenciais foi o ex-governador do Massachusetts, Mitt Romney, derrotado pelo democrata Barack Obama.
Tudo é relativo?
Em 1916, no dia 19 de março o físico Albert Einstein publicou sua obra mais conhecida: a Teoria Geral da Relatividade. O estudo é o conjunto de duas teorias científicas: a Relatividade Restrita (ou Especial) e a Relatividade Geral . A primeira foi publicada em 1905, concluindo estudos precedentes do físico neerlandês Hendrik Lorentz, e substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. É nessa teoria, também, que surge a ideia de velocidade da luz invariante. A Relatividade Geral é a generalização da Teoria da gravitação de Newton, publicada em 1915 por Einstein. Ela leva em consideração as ideias descobertas na Relatividade Restrita sobre o espaço e o tempo e propõe a generalização do princípio da relatividade do movimento para sistemas que incluam campos gravitacionais. Esta generalização tem implicações profundas no nosso conhecimento do espaço-tempo, levando, entre outras conclusões, à de que a matéria (energia) curva o espaço e o tempo à sua volta. Isto é, a gravitação é um efeito da geometria do espaço-tempo.
Pioneiro do stand-up comedy
José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto nasceu em Rio Branco (AC) em 20 de março de 1926. Humorista, ator, diretor, produtor, radialista e compositor, era conhecido artisticamente como Zé Vasconcelos. É considerado pelos seus colegas de profissão como o pioneiro brasileiro no gênero humorístico atualmente chamado de “stand up comedy”.
Vídeo: veja Zé Vasconcelos interpretando o locutor gago
Zeppelin no Brasil
Em 19 de março de 1932 o dirigível alemão Graf Zeppelin começou a fazer vôos regulares na América do Sul. O dirigível, inventado pelo general alemão Ferdinand von Zeppelin, possuía uma estrutura interna fixa, com mesas e cadeiras, e capacidade para 20 passageiros e 40 tripulantes. O primeiro vôo aconteceu em 1928, ligando Frankfurt a Nova York, e durou 112 horas. No Brasil, dua chegada foi por Recife, atracando no Campo do Jiquiá em 22 de maio de 1930. Em terra, mais de 15.000 pessoas foram assistir ao evento. Depois, Zeppelin vários estados e cidades, inclusive Curitiba, Paranaguá e Joinville (SC).
Graciliano Ramos
Romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista, Graciliano Ramos morreu no dia 20 de março de 1953. Deixou uma obra vasta e relevante como legado, com destaque para a obra prima Vidas Secas, de 1938.
Spike
Em 20 de março de 1957 nascia Shelton Jackson Lee , mais conhecido como o cineasta Spike Lee. Entre seus filmes se destacam Malcolm X , Faça a coisa certa, Febre da Selva e Mais e Melhores Blues. Também é um reconhecido documentarista e ensina cinema na Universidade de Nova Iorque. Ícone do cinema afro-americano e onsiderado como um diretor polêmico, Spike sempre abordou a temática racial abrindo as portas em Hollywood para uma conscientização sobre os problemas sociais do país. Além de diretor, produtor e roteirista, ele seguidamente atua em seus próprios filmes.
Veja a abertura de ‘Faça a coisa certa’, de Spike Lee, considerada como uma das melhores da história do cinema:
Lenon e Yoko
O beatle John Lennon e a artista plástica japonesa Yoko Ono casaram-se em 20 de março de 1969. O casal aproveitou a repercussão de seu casamento para divulgar um evento pela paz, chamado de “Bed in”, ou “John e Yoko na cama pela paz”, como um resultado prático de sua lua-de-mel, realizada no Hotel Hilton, em Amsterdã. No final do mesmo ano, Lennon comunicou aos seus parceiros de banda que estava deixando os Beatles.
Dina
Em 20 de março de 1989 morria a atriz Dina Sfat, aos 49 anos, vítima de um câncer de mama. Participou de 24 novelas ou séries na tevê, com destaque para Gabriela, Saramandaia, Malu Mulher e Bebê a Bordo, além de 19 longas metragens.
Adeus a Emílio Santiago
Dono de uma das vozes mais possantes do Brasil, Emílio Vitalino Santiago morreu há 2 anos, em 20 de março de 2013. Estudou Direito e formou-se advogado, mas seu grande talento como cantor rendeu a ele diversos prêmios em festivais de música da faculdade. Ao concluir o curso, chegou às finais de um concurso no programa do Flávio Cavalcanti na extinta TV Tupi – um dos principais do país na época. Trabalhou como crooner da orquestra de Ed Lincoln, além de muitas apresentações em boates e casas de espetáculos noturnas. Em 1973 lançou o primeiro compacto pela Polydor com as canções Transa de amor e Saravá Nega, que ocasionou maiores participações programas de rádio e tevê. Seu maior sucesso veio em 1988, quando lançou o LP Aquarela Brasileira, um projeto especial dedicado exclusivamente ao repertório de música brasileira.
Com Nana Caymmi, Emilio Santiago canta ‘Olhos Negros’:
Adeus ao maior zagueiro
Capitão da Seleção Brasileira de Futebol na conquista do primeiro título mundial, em 1958, Hilderaldo Luís Bellini morreu em 20 de março de 2014. Atuando como zagueiro, jogou na Itapirense e depois na Sanjoanense de 1949 a 1951, além do Vasco da Gama de 1952 a 1961, no São Paulo de 1962 a 1967 e no Clube Atlético Paranaense de 1968 a 1969, quando encerrou sua carreira.
Vídeo: as façanhas de Bellini
Leia tembém: