O que diz a proposta da resolução
É ético e permitido que os médicos suspendam tratamentos e procedimentos, como um internamento em UTI, que prolonguem a vida de pacientes desenganados, desde que o próprio paciente ou familiares concordem.
O doente passaria a receber tratamento paliativo, para combater a dor, deixando que o quadro da doença avance naturalmente, até que a pessoa morra. Ele ficaria em um quarto de hospital onde possa estar acompanhado de familiares todo o tempo ou em casa, sendo alimentado e tendo os sintomas tratados.
Morte em três conceitos
Entenda os termos que representam diferentes maneiras de morrer:
Ortotanásia (do grego, "morte correta"): morte que ocorre ao seu tempo, sem ser adiantada ou adiada pelo uso excessivo de meios de suporte avançado de vida, como respiradores artificiais. O paciente recebe um tratamento paliativo, que mantém a alimentação e combate a dor.
Eutanásia (do grego, "morte boa"): intervenção para provocar ou adiantar a morte de uma pessoa, seja ela provocada por um parente, amigo, pelo próprio paciente ou pelo médico.
Distanásia (do grego, "morte difícil"): é considerada o inverso da eutanásia. Quando o paciente é mantido vivo artificialmente por meio de recursos externos sem os quais ele não sobreviveria, prolongando sua agonia, apesar de o doente não ter mais prognóstico de recuperação.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião