A partir de hoje até sexta-feira, circulam com a Gazeta do Povo os su-plementos especiais em comemoração aos 90 anos do jornal, levando aos leitores um almanaque com os grandes mas também os cotidianos fatos noticiados pelo diário, da sua fundação aos dias atuais.
Além do aniversário, celebrado hoje, o jornal comemora o recebimento de um título importante, divulgado nesta semana, o de ser um dos jornais mais admirados do país, de acordo com a pesquisa Veículos Mais Admirados: O Prestígio da Marca, realizada pelo Grupo Meio & Mensagem. "Nosso desafio agora é galgar posições, investindo em atributos fundamentais como a credibilidade e a inovação", diz o gerente de marketing da Gazeta do Povo, Axeu Aislan Beluca, apontando os princípios que regem o sucesso da marca: a bandeira por causas relevantes, o respeito ao cidadão e a responsabilidade de fazer a diferença na vida do leitor.
Um dos grandes lemas atuais do jornal é a integração tanto no relacionamento com a comunidade como na união das plataformas on-line e impressa para ofertar o conteúdo jornalístico e os classificados. "Nunca a Gazeta teve tanta leitura. Basta somar as edições impressas às visitas ao site, que geram um milhão de leitores mensais."
O crescimento do jornal é resultado de várias ações, dentre elas o projeto Conexão, posto em prática desde março de 2008, que aproximou o veículo dos leitores. "Abordar mais temas de interesse público e com maior profundidade e fazer um jornal com um visual mais leve e agradável foram algumas das ações implementadas", afirma o diretor de Jornalismo, Nelson Souza Filho.
Comercial
Um dos reflexos dessas ações é a credibilidade que o jornal tem com os anunciantes, como explica o gerente geral de publicidade, Ronie Pires. "Existem dois tipos de ganho para quem emplaca uma publicidade na Gazeta do Povo: o meramente comercial, em número de vendas do produto ou serviço, e o ganho institucional, em que a empresa se beneficia ao aliar seu nome à credibilidade do jornal", diz ele. Transformar os grandes números da internet em receita é o grande desafio atual. "Tão logo sejam acrescentados os dados de audiência da internet o que será feito em breve o universo de anunciantes deve ser potencializado."