Pense em como você consumia informação há uma década. De que jeito ouvia música? E assistia à TV e a filmes? Como falava com parentes e amigos? E como sabia de tudo o que estava acontecendo na sua cidade ou no país? O jeito de se informar mudou e os veículos de comunicação estão se adaptando para as novas exigências do público. A Gazeta do Povo também está buscando novas formas de chegar ao leitor. Além da presença cada vez mais marcante no mundo digital, o jornal se reinventa na versão impressa. A partir de 1.º de dezembro, a Gazeta passa do formato standard para berliner. Enquanto vários jornais, principalmente no Sul, optam pelo formato tabloide, como a Zero Hora (RS), a Gazeta escolheu um modelo mais alongado, com maior espaço de leitura.
Jornais que são referência mundial, como The Guardian e Le Monde, usam o berliner. Outro exemplo na América Latina é o El Colombiano, jornal centenário que migrou de formato há três anos. A mudança na Gazeta foi embasada em uma pesquisa qualitativa feita com leitores, que aprovaram a alteração, destacando que o jornal ficou mais portátil, mais fácil de ler nos mais diferentes ambientes. A aceitação também está relacionada com a adaptação no perfil de leitura, cada vez mais moldado às telas pequenas de smartphones.
Em dezembro, os leitores passarão a receber a edição de fim de semana, que chegará à casa dos assinantes até as 8 horas da manhã de sábado. É mais análise, com um time de 17 colunistas e artigos de opinião relacionados aos temas do momento e às tendências em todas as áreas de cobertura. Tudo o que acontecer até meia-noite de sexta-feira pode entrar nesta edição, com o viés mais analítico que será sua característica. Notícias factuais serão concentradas no site do jornal.
O fim de semana terá o encarte do New York Times, que passa a circular no Brasil primeiramente na Gazeta. As revistas produzidas pelo Núcleo de Estilo de Vida serão encartadas exclusivamente para assinantes na edição de fim de semana.
O processo de evolução começou na década de 1970, com as primeiras páginas coloridas, e culmina agora com uma edição 100% cor. A transformação não se restringe ao impresso.
“A empresa inteira está se adaptando ao momento atual. O formato do jornal impresso muda e estamos 24 horas por dia nas plataformas digitais, ou seja, junto com o leitor o dia inteiro. Isso nos deixa muito tranquilos nesta tomada de decisão. O publicitário Nizan Guanaes disse que antigamente a gente lia jornal uma vez por dia e que hoje lemos jornal o dia inteiro”, comenta a jornalista Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, diretora da Unidade Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom).
Conheça o novo formato da Gazeta do Povo
A partir de 1º de dezembro, jornal passa a circular no tamanho Berliner, inteiramente colorido e ganha edição de fim de semana. Conteúdo em todas as plataformas vai reforçar o foco em análise, investir na oferta de ritmos variados de leitura e combinar temas globais de repercussão local a assuntos locais de alcance global.
+ VÍDEOS“É importante para o leitor ter conteúdo editorial de qualidade e completo e também publicidade de qualidade, que o ajude a escolher os melhores produtos e serviços. Por isso, fizemos uma ampla reformulação em nossa política comercial, privilegiando formatos de impacto e frequência para garantir melhores resultados aos anunciantes”, complementa Ana Amélia. As alterações foram apresentadas para o mercado – como agências, anunciantes e coordenadores de cursos de Comunicação – e anunciadas ao assinantes.
“A internet eliminou as fronteiras. Pessoas que moram em outros estados e países nos leem cada vez mais. Há muitos leitores interessados no que o jornal tem a dizer, independentemente das ligações com o Paraná”, pondera Leonardo Mendes Júnior, diretor de Redação.
“Nós acreditamos que notícia tem valor. A Gazeta chegou aos 96 anos pelos valores que preza e pela nossa credibilidade. Ela está atrelada à missão do grupo, que se preocupa com o desenvolvimento do Paraná”, destaca Guilherme Döring Cunha Pereira, presidente executivo do GRPCom.