Como o casamento, a paternidade e as relações familiares fortes e estáveis influenciam o mundo em que vivemos. Portanto, não à toa família e sociedade estão intrinsecamente ligados. Este é o tema do programa Cátedra Jurídica deste sábado (14/12).
André Borges Uliano entrevista Brad Wilcox, professor de Sociologia e Diretor do Projeto Nacional de Casamento na Universidade de Virgínia (EUA), autor de diversos livros sobre dinâmica familiar. A entrevista em vídeo traz legendas em português.
Família, sociedade e carreira
De acordo com o professor é comum o pensamento de que a família atrapalha uma carreira bem sucedida, de que é impossível se dedicar à carreira sem prejudicar a família. Nesta conversa ele esclarece que os estudos comprovam que, na verdade, quanto mais sólida for a família, maiores as chances de a vida profissional dar certo.
Wilcox também salienta que a mídia propaga uma cultura de que o sucesso está diretamente relacionado às conquistas profissionais, à educação e à conta bancária, enquanto o casamento e a família são vistos como menos importantes. O que ele tenta mostrar com os estudos e pesquisas é que, nos Estados Unidos, mulheres e homens mais bem sucedidos costumam ser casados e ter uma família sólida. E com isso, têm mais chances de serem plenamente felizes.
"Homens casados e com filhos ganham mais dinheiro, em média, pois controlam gastos com educação, criação e outros fatores", afirma o professor.
Comprometimento é a chave para um bom casamento
Apesar de o casamento, obviamente, não ser uma ciência exata, o professor esclarece que assumir esse compromisso exige uma boa dose de comprometimento. Com a outra pessoa, consigo mesmo e com a família. Poder contar com o outro é uma forma de fomentar uma relação saudável e ajuda muito a manter a durabilidade do casamento.
Confira os detalhes na entrevista.
Assista ao Cátedra Jurídica
O programa Cátedra Jurídica traz os temas pulsantes do mundo jurídico por meio de uma abordagem técnica e discussões abrangentes. André Uliano, que conduz o programa, é procurador do Ministério Público Federal, professor e mestre em Economia e Direito Público. O programa vai ao ar no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.