A leptospirose é uma doença classificada como zoonose, ou seja, que é transmitida pelos animais. Em virtude de sua proximidade, o rato de esgoto é o principal transmissor da leptospirose ao ser humano. O principal meio de contaminação é através da urina dos animais.
A contaminação ocorre através da pele ou de mucosas, como olhos e boca, ou por meio da ingestão de água e alimentos com a bactéria. A presença de pequenos ferimentos na pele facilita a penetração.
A proliferação da doença está intimamente ligada ao nível de saneamento de uma cidade. A maior parte dos casos é registrada em populações de baixa renda, principalmente nas periferias e áreas de invasão, onde não há estrutura de esgotos.
Sintomas
Os principais sintomas da leptospirose são manifestados entre dois e 30 dias após a contaminação. As primeiras manifestações são: súbita febre alta, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular intensa, cansaço e calafrios. Dor abdominal, náuseas, vômitos e diarréia também são freqüentes. "A pessoa começa como se fosse uma gripe e depois a doença se torna mais grave", afirma a médica infectologista do Hospital de Clínicas, Dra. Mirian Tomoko Matsuno Carvalho.
Nos casos mais graves, o paciente começa a apresentar olhos amarelados. Aparecem manifestações hemorrágicas, como sangramentos em nariz, gengivas e pulmões, e pode ocorrer funcionamento inadequado dos rins, o que causa diminuição do volume urinário. O doente pode chegar a ficar em coma. "Cerca de 5% a 20% dos doentes graves podem morrer por leptospirose", explica a doutora.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora