Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

O que o Brasil deve fazer para cumprir a meta de emissões de carbono

 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
(Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

É pouco. Números impactantes foram apresentados pela presidente Dilma Rousseff à Organização das Nações Unidas (ONU) no domingo (27), mas a promessa de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025, tendo 2005 como ano-base, não representa uma mudança no modelo de consumo de recursos naturais no país. Um novo acordo de medidas para reduzir os impactos do aquecimento global deve ser assinado pelas nações em Paris, onde acontece no final de novembro a COP 21, 21.ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

A proposta brasileira chegou a ser considerada um avanço, mas a verdade é que o plano é relativamente fácil de ser cumprido. Ou seja, não exige muitos esforços reais. Para Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima, o Brasil perdeu uma grande oportunidade de agir efetivamente para mudar os rumos da história. “Com a proposta que fez, o Brasil não se constrange, mas também não avança”, comenta.

Ao contrário da China, em que a queima de carvão é a principal fonte de emissões de gases, no Brasil o vilão sempre foi o desmatamento. E, como o ritmo de destruição de florestas caiu drasticamente no Brasil na última década, o país já está numa posição relativamente confortável. Os dados mais recentes – de 2013 – indicam que as emissões foram de 1,57 bilhão de tonelada de dióxido de carbono equivalente (CO²). Em 2005, ano de comparação, o lançamento foi de 2,3 bilhões.

Assim, sem precisar novos esforços relevantes, o Brasil já reduziu em 33% as suas emissões. Faltaria pouco para alcançar a meta. É preciso reconhecer, contudo, que foi o país que mais contribuiu com redução de emissões no mundo nos últimos anos.

Apesar de listar entre as metas algumas ações na área de uso de energias renováveis, o Brasil já tem uma das mais limpas matrizes energéticas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.