A descida dos personagens pelas janelas do hospital foi a ação final da campanha de humanização do HNSG. Para criar expectativa, alguns pacientes receberam durante o café da manhã nos últimos dias um convite para escrever o que pediriam a um super-herói se tivessem a oportunidade de encontrá-los. A resposta ao questionamento foi a de que quase todos queriam a melhora instantânea, segundo o psicólogo José Roberto Palcoski.
A dinâmica proposta pela equipe de médicos e funcionários foi de quebrar a rotina do hospital. “Com isso, é possível renovar a expectativa de esperança”, lembra Palcoski. Além do sentimento de esperança, também há uma melhora com a autoimagem. “Os pacientes ficam motivados e com bom humor é possível uma rapidez nos resultados. É uma intervenção diferente da medicação”.
O segredo para o bem-estar do paciente internado em hospital faz parte de um tripé, diz o psicólogo. “Muito afeto, espaço para escutar e levar a sério as dores que ele diz ter”. A ideia da intervenção foi inspirada em ações semelhantes realizadas por outros hospitais nos Estados Unidos. No Brasil, foi realizada por apenas um Hospital em São Paulo.
Em outras ações similares, o Hospital Nossa Senhora das Graças produziu, em 2012, o vídeo Stronger. A proposta era ampliar a doação de medula. Em 2013, o vídeo “Viver Vale a Pena”, em busca da recuperação do paciente com a divulgação de histórias de superação. Já em 2014, o vídeo “Vem doar” foi uma campanha pela doação de sangue.