Depois de um final de semana gelado, no qual Curitiba registrou o segundo dia mais frio para um mês de novembro desde 1997, a segunda-feira (21) volta a trazer sol e clima mais quente para a cidade e também para todo o interior do estado. De acordo com o Simepar, não há possibilidade de chuva no Paraná. O frio dá uma trégua e as máximas podem alcançar 27° C em Curitiba e 33° C em Foz do Iguaçu. Na capital, o friozinho marcou a manhã, com mínima de 10° C.
Em toda a região Norte do estado, a previsão é de máximas altas: em Londrina, os termômetros devem bater os 31° C, mas o dia começa mais gelado, com 13° C. O sol não deve ‘reinar’ sozinho por muito tempo. Segundo o Simepar, uma frente fria avança pelo oceano Atlântico, na altura do Rio Grande do Sul, mas sem muita força e condições para alterar as condições de tempo no Paraná. Para esta segunda, principalmente na parte da tarde, os índices de umidade seguem baixos em boa parte das regiões paranaenses.
Nesta terça-feira (22), as chuvas devem retornar ao Paraná. Entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, há previsão de nebulosidade por boa parte do dia, com ventos predominantes que transportam umidade do mar. Nessa área, as temperaturas ficam mais amenas, com chuvas ocasionais a qualquer hora do dia (no geral fracas). Em Curitiba, as temperaturas devem variar entre 13° C e 23°. No Litoral, as mínimas previstas são de 19º C e chegam a 26º C.
No interior, a terça será de calor, com índices mais elevados de umidade e possibilidade de formação de áreas de instabilidade a partir da tarde, o que deve trazer picos de chuva. Em Maringá, os termômetros ficam entre 18° C e 32° C. No Oeste, em Guaíra, a mínima é de 18° C e a máxima de 33° C. A quarta-feira (23) será chuvosa em todo o estado, mas as temperaturas devem ser as mesmas em todo o estado.
Novembro gelado
De acordo com o Simepar, o último domingo (20) foi o segundo dia mais frio do histórico para um mês de novembro na capital do Paraná, com 7,8°C nas primeiras horas do dia. Desde 1997, quando a estação meteorológica foi instalada na capital, o registro mais frio havia acontecido em 2006, quando a temperatura chegou em 7,3° C, menor valor da história recente de Curitiba – os dados não levam em consideração a sensação térmica, que pode ser menor.
Alguns valores na casa dos 6° C foram registrados nos municípios de São Mateus do Sul e General Carneiro, nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no último sábado (19).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora