Para dar sabor aos dias sem sal, cultivar plantas em casa é um ótimo exercício. Seja em um apartamento, perto de uma janela, ou mesmo em uma entrada de garagem que pegue umas horinhas de sol por dia, é possível fazer um vaso de temperos para encher a casa de cores, sabores e aroma. "Tem que gostar um pouco da planta e olhar todo dia", orienta o técnico agrícola do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Renato da Silveira. Veja algumas dicas para deixar a vida mais fácil na hora de cozinhar e ajudar a aliviar o estresse com o cuidado das plantas.
Que plantas cultivar
Silveira diz que os temperos são as plantas mais recomendáveis para cultivar em casa porque se adaptam melhor a ambientes sombreados. Para quem gostar da ideia de cuidar de algumas plantas, cebolinha, salsa, manjericão, sálvia, alecrim, hortelã e alguns tipos de pimenta de porte pequeno não vão faltar em casa. Em todos os casos, as mudas podem ser compradas em lojas especializadas a preços que partem dos R$ 0,20 e seguem até R$ 5. É importante lembrar que toda planta precisa de ao menos algumas horas de sol, e de preferência o da manhã para que o calor não seja excessivo. Nada que uma janela com as cortinas abertas não revolva.
Como plantar
Os vasos precisam ser preenchidos com um substrato sintético ou orgânico, tanto faz comprado em lojas especializadas em hortaliças. O uso de terra do jardim não é recomendado porque o substrato tem maior capacidade de absorção e drenagem de água, o que influencia diretamente no desenvolvimento da planta. Além disso, o substrato precisa ser trocado a cada três meses ou antes, caso as plantas completem seu ciclo e comecem a secar em um tempo menor que esse.
Separação
É possível comprar vasos compridos e cultivar cebolinha e salsa juntas. "Não é só na panela que essas plantas fazem uma boa mistura", brinca Silveira. Se o espaço for pequeno, é possível juntar manjericão e hortelã. "Apenas o alecrim eu recomendaria um vaso maior e que seja plantado sozinho, porque é uma planta de porte maior". Para as pimentas também são recomendados vasos individuais, porque elas têm caules mais altos.
Os cuidados
Compradas as mudas e preenchidos os vasos, basta pegar a muda, fazer um buraco no substrato e acomodar cuidadosamente a planta, cobrindo um pouco a base. Depois disso, um cuidado fundamental é com a rega, que não pode ocorrer em excesso para que as raízes não apodreçam. Pouco mais de meio copo (350 ml) por dia é o suficiente. É necessário esperar ao menos 30 dias para começar a colher as folhas, que devem ser tiradas com uma tesoura. Caso algum bichinho apareça, Silva dá uma receita simples. "É só bater um dente de alho no liquidificador, misturar em 200 ml de água e passar nas plantas."