Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apoio

O time do Planalto

Oficialmente apenas dois ministros estão licenciados para trabalhar na campanha de reeleição de Lula. Outros cinco, porque participam na coordenação política do governo, atuam por tabela na batalha eleitoral. O restante levanta a bandeira petista extra-oficialmente e nega qualquer uso da máquina do governo para arrebanhar eleitores.

Coordenação Política do Governo

O assessor

Márcio Thomaz Bastos - Ministro da Justiça

Márcio Thomaz Bastos é um dos principais assessores do presidente quando o assunto é reunir argumentos para rebater denúncias contra o governo. Ajudou a treinar o presidente para o debate do último domingo. É chamado maldosamente pela oposição de "advogado de Lula.

A fã de carteirinha

Dilma Rousseff - Ministra-chefe da Casa Civil

Ferrenha defensora da política econômica do governo, Dilma Rousseff esteve presente nos principais eventos e inaugurações de Lula do primeiro turno. No início da campanha declarou que tinha direito a subir em palanques por ser "cidadã" e não um "extraterrestre".

O articulador

Tarso Genro - Ministro das Relações Institucionais

Conquistador de alianças e autor das frases mais picantes contra a oposição, Tarso Genro tem sido o principal porta-voz de Lula na campanha. Foi o primeiro a levantar a tese de que o escândalo da compra de dossiê contra candidatos do PSDB pode ter sido forjado pelos próprios tucanos.

O ponderado

Luiz Dulci - Min. da Secretaria-Geral da Presidência

Luiz Dulci é um dos poucos ministros a admitir falhas do governo do PT – sem deixar de apontar os erros dos outros governos, é claro. Trabalha dentro da campanha para convencer o eleitor de que a preocupação ética será prioridade em um segundo mandato, por meio de "reforma política global" no país.

O homem dos dados

Guido Mantega - Ministro da Fazenda

Entre suas atribuições, Guido Mantega tem sido o responsável em impulsionar estudos de comparação do governo do ex-presidente Fernando Henrique ao de Lula. Defende o governo federal contra os ataques da oposição relacionados à política econômica adotada pelo PT.

De férias

Os dois ministros licenciados para trabalhar na campanha eleitoral:

Luiz Marinho - Ministro do Trabalho

Licenciado desde 9 de outubro. Anos de experiência sindical, à frente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Walfrido Mares Guia - Ministro do Turismo

Licenciado desde 6 de outubro. Tem grande influência entre os correligionários do seu partido, o PTB.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.