Oficialmente apenas dois ministros estão licenciados para trabalhar na campanha de reeleição de Lula. Outros cinco, porque participam na coordenação política do governo, atuam por tabela na batalha eleitoral. O restante levanta a bandeira petista extra-oficialmente e nega qualquer uso da máquina do governo para arrebanhar eleitores.
Coordenação Política do Governo
O assessor
Márcio Thomaz Bastos - Ministro da Justiça
Márcio Thomaz Bastos é um dos principais assessores do presidente quando o assunto é reunir argumentos para rebater denúncias contra o governo. Ajudou a treinar o presidente para o debate do último domingo. É chamado maldosamente pela oposição de "advogado de Lula.
A fã de carteirinha
Dilma Rousseff - Ministra-chefe da Casa Civil
Ferrenha defensora da política econômica do governo, Dilma Rousseff esteve presente nos principais eventos e inaugurações de Lula do primeiro turno. No início da campanha declarou que tinha direito a subir em palanques por ser "cidadã" e não um "extraterrestre".
O articulador
Tarso Genro - Ministro das Relações Institucionais
Conquistador de alianças e autor das frases mais picantes contra a oposição, Tarso Genro tem sido o principal porta-voz de Lula na campanha. Foi o primeiro a levantar a tese de que o escândalo da compra de dossiê contra candidatos do PSDB pode ter sido forjado pelos próprios tucanos.
O ponderado
Luiz Dulci - Min. da Secretaria-Geral da Presidência
Luiz Dulci é um dos poucos ministros a admitir falhas do governo do PT sem deixar de apontar os erros dos outros governos, é claro. Trabalha dentro da campanha para convencer o eleitor de que a preocupação ética será prioridade em um segundo mandato, por meio de "reforma política global" no país.
O homem dos dados
Guido Mantega - Ministro da Fazenda
Entre suas atribuições, Guido Mantega tem sido o responsável em impulsionar estudos de comparação do governo do ex-presidente Fernando Henrique ao de Lula. Defende o governo federal contra os ataques da oposição relacionados à política econômica adotada pelo PT.
De férias
Os dois ministros licenciados para trabalhar na campanha eleitoral:
Luiz Marinho - Ministro do Trabalho
Licenciado desde 9 de outubro. Anos de experiência sindical, à frente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Walfrido Mares Guia - Ministro do Turismo
Licenciado desde 6 de outubro. Tem grande influência entre os correligionários do seu partido, o PTB.