Perfil de ministro é falso
No Twitter, assim como por toda a internet, vale a pena ficar alerta: nem todos são quem alegam ser. É o caso de um microblog falsamente atribuído ao ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF) twitter.com/joaquimbarbosa. A conta "fake" (falsa) tem 175 seguidores e apenas quatro mensagens a última, de julho deste ano. Nenhuma das mensagens contém absurdos, e uma delas até registra uma frase realmente dita pelo ministro: "Enganaram-se os que pensavam que o STF iria ter um negro submisso, subserviente". Segundo a assessoria do STF, o tribunal e seus ministros não têm microblogs no Twitter.
Muito popular em outros meios, o passarinho do Twitter também começa a voar por céus jurídicos: alguns operadores do Direito já mantêm interessantes microblogs na rede. E isso apesar da resistência da classe. "O pessoal do Direito é um dos mais avessos à tecnologia", admite o juiz Jorge Araújo, da Vara do Trabalho de São Jerônimo, no Rio Grande do Sul. Há cerca de duas semanas, ele criou um microblog no Twitter para divulgar informações sobre o trabalho da vara trabalhista twitter.com/VTSJer. Em sua primeira mensagem, do dia 10 deste mês, ele mesmo se mostra cético em relação ao sucesso do microblog:"quem gostaria de seguir uma vara do trabalho?", pergunta. Contudo, o serviço já tem hoje 23 seguidores, que podem, por meio dele, saber sobre horários e adiamentos de audiências, por exemplo.
Essa alternativa prática e gratuita de informar advogados e demais interessados sobre as atividades do Judiciário ainda é "subutilizada", como o próprio juiz trabalhista reconhece no microblog, e não tem o devido suporte. "Os computadores da vara não permitem o acesso ao Twitter. Por isso eu não o atualizo tanto quanto gostaria", revela Araújo ele mesmo tem um microblog pessoal (twitter.com/JorgeAraujo), com mais de 600 seguidores. Mas ele acredita que isso deve mudar. "A tendência é essa. A utilização das redes sociais (pelo Judiciário) vai se impor, até como forma do acesso à Justiça", afirma. Há outras iniciativas similares. A Segunda Vara Criminal de Limeira, em São Paulo, também tem conta no Twitter, mantida pelo juiz Luiz Augusto Barrichello Neto, com 166 seguidores twitter.com/Limeira2cr.
Advogados
Segundo um levantamento recente do portal Consultor Jurídico, já há mais de 700 advogados utilizando o Twitter para compartilhar notícias jurídicas. Entre eles está Maximiliano Nagl Garcez, de Curitiba. O microblog do escritório dele (twitter.com/AdvocaciaGarcez) funciona há cerca de um mês e tem 89 seguidores. "Ele serve para o intercâmbio de informações jurídicas", diz. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também tem seu microblog, com mais de 2,7 mil seguidores, que divulga as notícias da entidade. No site www.forensepedia.org/wiki/Twitter é possível encontrar uma lista com cerca de 50 advogados e escritórios de advocacia brasileiros que já estão no Twitter.
Segundo o advogado Alexandre Atheniense, presidente da Comissão de Tecnologia da Informação do Conselho Federal da OAB, o Twitter é uma ferramenta muito útil por causa de seu imediatismo e capilaridade. Para ele, os advogados podem explorar muito mais o potencial dos microblogs. "O resultado do julgamento de uma sessão de um tribunal pode ser informado em tempo real. O advogado pode mandar uma mensagem direta, via Twitter, ao cliente, pelo celular", exemplifica. Atheniense mantém dois endereços no site, ambos com mais de 350 seguidores: twitter.com/atheniense e twitter.com/dnt_atheniense.
O que é?
O Twitter é uma rede de pequenos murais virtuais (microblogs) na internet. Por meio dessa rede, é possível publicar pequenos textos (os chamados tweets) limitados a 140 caracteres. Além de enviarem seus comentários pelo computador ou celular , os usuários podem acompanhar os microblogs de outras pessoas, tornando-se seguidores (followers) delas. O símbolo do site é um pássaro porque twitter, em inglês, significa gorjear. Para participar da rede deve-se criar conta no site www.twitter.com apenas em inglês.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora