São Paulo O coordenador do Fórum da Cidadania para a Reforma Política do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Fábio Konder Comparato, defendeu ontem a autonomia da Polícia Federal (PF). Com isso, segundo ele, acabaria a subordinação da PF ao Poder Executivo.
Pela proposta da OAB, a PF passaria a ter uma espécie de controle externo do Ministério Público como previsto na Constituição , mas sem nenhum vínculo de subordinação.
Segundo a OAB, essa sugestão pode fazer parte do conjunto de medidas que serão apresentadas ao Congresso Nacional. A proposta seria defendida pela OAB e por mais 13 entidades da sociedade civil. Ontem, o vice-presidente da OAB, Aristoteles Atheniense, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por fazer declarações que estariam constrangendo a investigação da PF sobre o escândalo da compra de um suposto dossiê contra políticos do PSDB.
"O presidente tem manifestado que ninguém pode ser considerado suspeito antes do fim das investigações, o que é um absurdo, pois coloca em dúvida a independência das conclusões da Polícia Federal", afirmou Atheniense.