O Centro de Triagem da Polícia Civil, na Travessa da Lapa, em Curitiba, recebeu a visita de integrantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná, nesta quinta-feira. A comissão, formada por três advogadas, verificou como está a condição das 96 mulheres presas, que foram transferidas do 9.º Distrito Policial de Curitiba e da Delegacia de Quatro Barras, região metropolitana.
De acordo com a advogada Isabel Kugler Mendes, as condições de higiene melhoraram bastante. "As novas instalações não são ideais, mas são melhores que as condições oferecidas no 9.º Distrito Policial", afirmou Isabel.
Agora são seis mulheres por cela, cada uma com a sua cama. Cada cela também conta com um banheiro, o que não ocorria antes. A presidente da Federação das Associações de Cooperativas de Artesãos do Paraná, Deonilda Machado, também participou da visita no Centro de Triagem.
Deonilda propôs ao delegado Roberto Fernandes e para as detentas um trabalho voluntário de artesanato. A idéia foi bem recebida, tanto pelo delegado quanto pelas presas. O projeto será estudado para ser posto em prática.
Acompanhamento
No mês de setembro, os advogados da Comissão visitaram o 9.º Distrito Policial, depois da fuga de 33 mulheres que estavam presas na delegacia. Na época, foi relatada uma situação degradante, com celas superlotadas, mau cheiro e comida estragada.
As instalações do Centro de Triagem foram reformadas e os advogados da comissão acompanharam as obras. De acordo com a assessoria de imprensa da OAB Paraná, esse trabalho é permanente e feito em todas as prisões do estado.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora