O domingo será dia de provas para os 5.380 candidatos inscritos no 2.º Exame de Ordem e aos 1.827 participantes da segunda etapa do concurso da Polícia Civil para delegados, escrivães, papiloscopistas (peritos em identificação) e investigadores, que oferece 542 vagas.
Enquanto as provas para os policiais civis serão aplicadas em Curitiba, o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná (OAB-PR), ocorre em sete municípios do estado. Diferentemente de anos anteriores, Umuarama também aplicará as provas da OAB. "Antes, as pessoas tinham que se deslocar para Cascavel ou Maringá. Umuarama já recebeu as provas em anos anteriores e decidimos reincluir a cidade", afirma o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Aramis de Souza Silveira.
No total, 2.450 bacharéis em Direito estão inscritos no teste em Curitiba, na sede do Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE), na Rua 24 de Maio, 135. Os demais candidatos irão fazer as provas em Londrina (828 inscritos), Maringá (708), Cascavel (671), Ponta Grossa (347), Pato Branco (199) e Umuarama (177). O exame começa às 13 horas e está previsto para terminar às 18 horas.
Os candidatos terão de responder 100 questões objetivas relativas aos conteúdos do curso de Direito. A prova ocorre simultaneamente em todo o país, nas 27 seccionais da OAB no Brasil. O resultado, com os aprovados para a próxima fase, marcada para o dia 2 de setembro, será divulgado até o fim da próxima semana.
Já a segunda etapa do concurso da Polícia Civil, amanhã, começará às 14 horas. As portas de acesso serão fechadas às 13h30. A prova trará conhecimentos específicos e prova de digitação para o cargo de escrivão. Ao todo, são 542 vagas, sendo 44 para delegados, 300 investigadores, 70 escrivães e 128 papiloscopistas. Para a Polícia Científica, são ainda 14 vagas para médicos legistas, cinco para químico legal, cinco para toxicologista, oito para peritos criminais e três para auxiliar de necropsia.
Serviço: Primeira fase do 2.º Exame de Ordem.
Abertura dos portões às 11h30 e fechamento às 12h30.
Início das provas às 13 horas. Concurso da Polícia Civil: as provas escrita e de digitação para os escrivães serão realizadas na Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, na Rua Doutor Alcides Vieira Arcoverde, 1.225, no Jardim das Américas.
As provas para delegados, investigadores e papiloscopitas serão no Centro Politécnico da UFPR.
Os resultados com os nomes dos aprovados no concurso serão divulgados nos sites www.nc.ufpr.br e www.pr.gov.br/policiacivil até o dia 28 de setembro.