A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Paraná (OAB-PR), deve ingressar nos próximos dias no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei que aprovou a aposentadoria complementar dos deputados estaduais.
"Podemos ingressar no TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná), mas a tendência é que seja no STF onde há decisões favoráveis sobre a inconstitucionalidade em casos semelhantes", disse Alberto de Paula Machado - presidente da OAB-PR.
Na terça-feira os deputados estaduais derrubaram o veto do governador Roberto Requião e aprovaram a lei que cria o novo plano previdenciário- aumentando a aposentadoria do parlamentar de R$ 2,8 mil para até R$ 10,4 mil. Apesar de já estar aprovada, a regulamentação da lei deve ser votada na semana que vem.
É exatamente este um dos pontos que a OAB-PR vai questionar. No entendimento de Machado, é incostitucional os deputados aprovarem uma lei antes de regulamentá-la, ou seja, não é possivel aprovar uma aposentadoria especial antes de definir quanto será a contribuição da Assembléia Legislativa e de cada deputado. "Isto fere a constituição federal", disse.
A lei, segundo os advogados, ainda contraria toda a estrutura previdenciária e o regime de aposentadorias que vem sendo implantado no país nas últimas reformas constitucionais, porque prevê que parte do custeio será feito com dinheiro dos cofres públicos.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora