A decisão de realizar uma obra no período de temporada de verão deixa o tráfego na BR-376, entre Paraná e Santa Catarina, bastante conturbado. Desde o dia 27 de outubro, a concessionária OHL Autopista Litoral Sul está reformando a ponte sobre o Rio Miringuava, em São José dos Pinhais. Uma das pistas foi interditada e está causando congestionamentos. O trecho de lentidão chegou a 35 quilômetros nos primeiros dias da reforma.
De acordo com Fernando Araújo, gerente de engenharia da concessionária, a obra de alargamento e reforços na estrutura da ponte é uma questão de segurança. Ele alega que a reforma faz parte de uma sequência lógica de obras previstas. Dividida em duas etapas, cada uma com dois meses de duração, a reforma deve coincidir com o período das férias de verão. A obra está prevista no contrato de concessão da rodovia e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) declarou, em nota, que a reforma da ponte deixará de causar transtornos até o dia 20 de dezembro, às vésperas do Natal.
Ontem pela manhã, o tráfego no sentido Paraná-Santa Catarina estava fluindo bem, mas no sentido inverso permanecia bastante lento. No panfleto entregue aos motoristas, a concessionária sugere que os usuários optem por rotas alternativas: pela BR-277, passando por Guaratuba até Garuva, ou pela BR-116, por Araucária, Mandirituba e Campo Alegre (SC), até Joinville. A OHL afirma que não está impedindo o tráfego pela BR 376, mas apenas indicando quais as opções para quem não quer esperar no congestionamento.
Contudo, veículos com mais de 26 toneladas não podem usar o ferryboat entre Caiobá e Guaratuba. O tenente Sheldon Vortolin, chefe de Operações da Polícia Rodoviária Estadual, conta que policiais estão orientando os caminhoneiros a darem meia-volta.
Veículos com até 26 toneladas e com mais de três eixos ou mais de 14 metros de comprimento podem utilizar o ferryboat. No entanto, só não é permitida a travessia de caminhões nessas condições nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro e nem aos sábados, domingos e feriados.
* * * * *
Interatividade
Você enfrentou problemas por causa de obras na BR-376?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião