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A pista do Aeroporto José Richa será completamente reformada a partir de 1º de setembro: estimativa é de que as obras durem de 100 a 250 dias, dependendo dos dias e horários em que a pista fique fechada | Roberto Custódio/JL
A pista do Aeroporto José Richa será completamente reformada a partir de 1º de setembro: estimativa é de que as obras durem de 100 a 250 dias, dependendo dos dias e horários em que a pista fique fechada| Foto: Roberto Custódio/JL

O Afonso Pena, na Grande Curitiba, não é o único terminal aéreo do estado que entrará em obras no mês que vem. O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, terá a pista de pousos e decolagens reformada por completo. A reforma custará R$ 6,7 milhões e usará verba da própria Empresa Brasileira de Infraes­trutura Aeroportuária (Infraero). A estimativa é de que as obras, previstas para começar em 1.º de setembro, durem de 100 a 250 dias, dependendo dos dias e horários em que a pista ficar fechada.Segundo o superintendente da Infraero em Londrina, Marcus Vinícius Pio, a exemplo do Afonso Pena, a pista poderá ficar fechada nas madrugadas e também nos fins de semana. "Nossa proposta é de fechar a pista para reforma das 23h30 até as 6h30 durante a semana, e também com a possibilidade de fecharmos das 12h30 de sábado até as 17h40 de domingo, para acelerar a obra, podendo assim finalizar até dezembro", explicou.

Nos cálculos da Infraero, se a pista ficar fechada somente nas madrugadas, a obra deve ultrapassar os 250 dias. Caso a proposta de fechamento também nos fins de semana seja aceita, o prazo cai para pouco mais de 100 dias.

Empresas

Até a tarde de ontem, as empresas que operam voos em Londrina – TAM, Gol, Trip e Passaredo – não haviam sido informadas oficialmente da paralisação e ainda não tinham um levantamento do impacto que as alterações de horários causariam. "Temos um voo às 5h20 para Ribeirão Preto, que terá que mudar, provavelmente passando para depois das 6h30", disse o supervisor da Trip em Londrina, Eliseu de Castro.

O superintendente da Infraero não fala em transferência de voos, apenas em remanejamento de horários. "As empresa deverão antecipar os voos ou trocar os horários. O fato é que a pista precisa da reforma, com o sistema de grooving para melhor aderência, e ganhará uma sobrevida de até 20 anos", disse.

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