O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou ontem que o conselho administrativo da Sabesp deve aprovar em reunião na quinta-feira a proposta de transposição do rio Paraíba do Sul, incluída semana passada pelo governo federal no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo ele, a licitação para a obra deve ser lançada já na sexta-feira e a ideia é concluí-la em 90 dias. A expectativa é de que a obra, orçada em R$ 830,5 milhões, leve 18 meses.
"Essa obra estava prevista para 2020, mas estamos antecipando em cinco anos. Quando se interliga bacias hidrográficas, uma ajuda a outra", afirmou o governador. O empreendimento integra as águas da bacia do rio Paraíba do Sul ao Sistema Cantareira através de um canal entre as represas Atibainha, que abastece São Paulo, e o reservatório Jaguari, no Rio de Janeiro.
Alckmin também anunciou que a produção do sistema Alto Tietê deve ser elevada em 0,5 metros cúbicos por segundo esta semana. O governador também explicou que estão sendo adquiridas membranas ultrafiltrantes para aumentar a produção de Guarapiranga, já que a ETA que atende a reserva está operando na capacidade máxima, de 15 metros cúbicos por segundo.
"São Pedro acertou na pontaria, porque o Guarapiranga subiu 2,6 pontos. Agora só falta o Cantareira", disse o governador. Sobre a transferência da água da Billings para outros sistemas, Alckmin se recusou a dar uma data para esse aumento de vazão, afirmando que ainda estão sendo feitos estudos técnicos e que um anúncio oficial deve ser feito em breve.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião