Confira as estações-tubo que seguem desativadas
Joaquim Nabuco Previsão para ser ativada: até meados de julho
Antonio Lago Previsão para ser ativada: até fim de julho
Antonio Cavalheiro Previsão para ser ativada: até outubro
Alferes Poli Previsão para ser ativada: até o fim de junho
Coronel Dulcídio Previsão para ser ativada: até metade de junho
Neste próximo sábado (15) haverá bloqueio total por oito horas na pista lenta da Avenida Sete de Setembro, sentido centro, no trecho entre as ruas Ângelo Sampaio e Pasteur, no bairro Água Verde, em Curitiba. De acordo com informações da prefeitura, o bloqueio será ocasionado por obras de construção de travessia para pedestres, que fazem parte do projeto de implantação do Ligeirão Norte.
A obra para construção da faixa elevada na região da estação-tubo Coronel Dulcídio deverá ser concluída até o final deste mês. A travessia de pedestres, que não estava programada no projeto inicial da obra, será feita para aumentar a segurança nas proximidades do Instituto Paranaense de Cegos.
Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Setran, estarão no local para orientar os motoristas no período da manhã. O bloqueio está programado para ocorrer entre as 9 e 17 horas. Durante este período, os motoristas poderão fazer o desvio pela Rua Ângelo Sampaio, Avenida Silva Jardim e pela Rua Pasteur.
De acordo com informações da prefeitura, cinco estações-tubo que farão parte do eixo Norte-Sul ainda seguem desativadas. A previsão é de que estes pontos voltem a funcionar até outubro deste ano.
Obras atrasadas
O cronograma inicial das adequações das estações-tubo previa que as obras seriam concluídas em abril deste ano. Durante a gestão do prefeito Luciano Ducci (PSB), foi constatado que o prazo da implantação do Ligeirão Norte, cujas obras começaram em maio de 2011, não seria cumprido. De acordo com a gestora de mobilidade urbana da Urbs, Olga Mara Prestes, a empreiteira responsável pelas obras não redefiniu um novo cronograma.
Uma das principais indefinições é o ponto de retorno do Ligeirão Norte. Conforme o projeto inicial, o ponto final da linha seria na Estação Bento Viana. Logo após, o expresso contornaria a Praça do Japão, percorrendo a linha no sentido inverso. Entretanto, moradores da região da praça se mobilizaram para impedir que o ônibus passasse pelo local.
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