Os contratos de financiamento para sete obras de mobilidade urbana com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa foram assinados ontem, em Curitiba ,entre a Caixa Econômica Federal e a prefeitura. A capital paranaense receberá R$ 211,1 milhões, através do programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades, para financiar as obras. A contrapartida da prefeitura é de R$ 11,1 milhões.
De acordo com o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, as obras devem estar concluídas até o final de 2012. "Até o fim deste ano os projetos estarão prontos e, no início de 2011, licitaremos as obras. Acredito que até maio do ano que vem iniciaremos algumas e até o fim de 2012 todas as obras que estamos projetando estarão concluídas", afirma.
Entre as obras financiadas pelo governo federal, estão a reforma e ampliação do Terminal do bairro Santa Cândida; a criação de um sistema inteligente que vai monitorar e controlar todo o trânsito da cidade, inclusive o transporte coletivo; a revitalização da Avenida Cândido de Abreu, com ampliação das calçadas; a revitalização da Avenida Marechal Floriano, com a colocação de uma ciclofaixa; transformação da Avenida das Torres, com a colocação de trincheiras e viadutos; a extensão da Linha Verde Sul.
Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, os cronogramas são variáveis, mas confortáveis. "As obras da Copa deverão estar prontas antes da metade de 2013. As cidades sedes têm a expectativa de receber a Copa das Confederações, que acontece um ano antes da Copa do Mundo. Quem estiver com o estádio arrumado, com as obras terminadas, pode receber os jogos", disse o ministro, que participou da cerimônia de financiamento.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião