Seis estações-tubo do sistema de transporte coletivo de Curitiba estão desativadas para as obras de desalinhamento das paradas de ônibus para permitir a instalação do Ligeirão Norte. As obras consistem em modificar a localização dos tubos e construir uma nova faixa na canaleta. Isso porque o novo ligeirão vai parar em apenas algumas estações, e a nova faixa de rolagem serve para que seja possível ultrapassar os biarticulados que fazem o trajeto normal.
O fechamento mais recente de vias ocorreu nesta quarta-feira (15), quando foi fechada a estação-tubo Gago Coutinho, no Boa Vista. Neste ponto, os biarticulados precisam desviar da canaleta central da Avenida Paraná e trafegar pela pista lenta da via. A restrição no tráfego para os ônibus da linha Santa Cândida/Capão Raso é válida para ambos os sentidos.
Os veículos do transporte coletivo que seguem no sentido Santa Cândida para o Capão Raso precisam desviar em frente à garagem da empresa do transporte coletivo Glória. Perto da Rua Desembargador Aurélio Feijó, há um acesso da pista lenta à canaleta que será utilizado para o retorno ao trajeto normal. O desvio é o mesmo na direção contrária, segundo a Secretaria de Trânsito.
Os passageiros desse tubo têm como opção próximas as estações-tubo Holanda, que já foram desalinhadas, e o próprio Terminal Boa Vista, que tem tráfego normal durante as intervenções.
Outras estações-tubo
Desde março, as estações-tubo Antônio Lago e Joaquim Nabuco estão desativadas devido às obras de desalinhamento. A previsão de entrega de ambas é o fim de junho. A estação Maria Clara, no Alto da Glória, também está desativada, mas desde abril. Esta parada deve ser entregue em julho.
Do outro lado do percurso do ônibus Santa Cândida/Capão Raso, na Avenida Sete de Setembro, e as estações Coronel Dulcídio e Alferes Poli estão desativadas. A restrição nesses locais, no entanto, está próximo do fim, já que a previsão é de que sejam entregues aos usuários até o fim de maio.