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Após uma batalha jurídica, as obras do Eixo Metropolitano de Curitiba, principal projeto do Programa de Transporte Urbano (PTU), devem começar até o início de janeiro, com quase dois anos e meio de atraso. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Beto Richa, durante a assinatura das ordens de serviços para a execução de três novos binários e uma ligação viária, que também integram o PTU. As obras do eixo vão transformar os 18 quilômetros do trecho urbano da antiga BR-116 (atual BR-476), entre o Pinheirinho e o Atuba, em um novo corredor de transporte coletivo.

"Hoje vemos que foi uma decisão acertada revogar a licitação do eixo feita no governo anterior. O processo agora foi mais claro e conseguimos um desconto de 11% no valor original do edital, cerca de R$ 15 milhões", afirmou Richa. Os dois primeiros lotes do eixo estão orçados em R$ 121 milhões e serão executados pelos consórcios Delta/Redram e Camargo Corrêa/Empo.

A prefeitura revogou a concorrência anterior depois que a construtora Construcap contestou na Justiça o resultado da primeira licitação. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador de 60% do PTU, ameaçou retirar o investimento, o que provocou o cancelamento do edital. Agora, o processo de licitação está em fase final de conclusão. "Faltam algumas desapropriações, mas a ordem de serviço dos dois lotes deve ser assinada até o fim de dezembro", disse Wilson Justus Soares, coordenador-geral da Unidade Técnica Administrativa de Gerenciamento (Utag), que fez a ponte entre o BID e a prefeitura.

Binários

A implantação dos binários (ruas paralelas em sentidos inversos) das avenidas Brasília (Novo Mundo), General Mário Tourinho (Campina do Siqueira) e Santa Bernadethe (Fanny), e da ligação viária entre os terminais de ônibus do Hauer e do Capão da Imbuia, começa na segunda-feira, dando início ao PTU. Segundo a prefeitura, o investimento será de R$ 30,702 milhões e as obras devem ser concluídas dentro de oito meses. Os binários vão abrir caminho para a instalação do Eixo Metropolitano e a adoção de ônibus articulados na linha do ligeirinho Inter 2, que transporta 80 mil passageiros por dia.

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