O presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, tentou minimizar a polêmica que envolve moradores da região da Praça do Japão e o projeto de adaptação da canaleta do biarticulado para a passagem do Ligeirão Norte. Em uma reunião nesta terça-feira (26) para esclarecer o andamento do projeto, na Câmara Municipal de Curitiba, Gregório disse que não há previsão de qualquer intervenção no local. Moradores da região temem que a obra para adaptar as vias no entorno da praça para que o ônibus possa fazer a volta desfigurem o espaço público.
O projeto da linha Expresso Ligeirão Norte pretende ligar o Terminal Santa Cândida à Praça do Japão, com ponto final na estação-tubo Bento Viana. Desde o ano passado, moradores organizam um abaixo-assinado e fixam faixas de protesto para tentar impedir as obras de implantação do Ligeirão na praça. A principal reivindicação é a preservação das características originais do local.
Na reunião da Câmara desta terça (26), Gregório disse que já assumiu o compromisso de avaliar alternativas para não precisar fazer a parada final do ônibus no tubo Bento Viana. Ele disse, segundo informações da página oficial da prefeitura, que a decisão foi tomada depois da mobilização da população, contrária à intervenção na região.
O compromisso já havia sido assumido em janeiro, quando uma reunião entre o secretário de Relações com a Comunidade de Curitiba, Caíque Ferrante, e moradores do entorno da praça, foi realizada. Na ocasião ficou decidido que o projeto ficaria "congelado" até que fosse feita uma análise conjunta da proposta por técnicos da prefeitura e representantes da comunidade.
Localização do tubo é questionada
O promotor de Justiça Willian Buchmann também participou da reunião e relatou que acompanha o caso. Segundo ele, outro tema que é alvo de controvérsias é a localização da estação-tubo Bento Viana. Pelo projeto original, a parada ficaria em frente ao Colégio Santa Terezinha. Os moradores são contrários a esta localização e a Urbs garante que também irá reavaliar este ponto.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora