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As obras em um trecho de 18,7 quilômetros na Estrada Boiadeira, entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste, no Noroeste do Paraná, serão finalizadas ainda em 2012. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Paulo Passos, em Cruzeiro do Oeste, na manhã desta quinta-feira (2), durante a assinatura da ordem de serviço da BR-487.

O custo será de R$ 37 milhões e o dinheiro já está reservado para a obra. A previsão é de que os trabalhos comecem ainda em fevereiro. Além de Passos, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), José da Silva Tiago, participaram do evento no Noroeste do Paraná.

Os ministros seguirão para Foz do Iguaçu e irão entregar a restauração de outra rodovia, a BR-469, às 15h30. O trecho rodoviário da BR-469 entre Porto Camargo (na Divisa com o Mato Grosso do Sul) e Campo Mourão, passando por Cruzeiro do Oeste, tem extensão de 186,9 quilômetros e foram divididos em cinco lotes de construção. A assessoria do Ministério dos Transportes não informou quais lotes serão contemplados com a assinatura da ordem de serviço.

Estrada Boiadeira: uma obra que já dura 25 anos

A BR-487 ligaria a região a Porto Camargo, na divisa com o Mato Grosso do Sul, servindo de alternativa para o transporte de produtos agropecuários do estado vizinho para as indústrias do Paraná ou para o Porto de Paranaguá.

Os trabalhos de pavimentação da Estrada Boiadeira já duram quase 25 anos. O asfaltamento da rodovia foi iniciado em 1986 e, desde então, passou por várias interrupções. Em 2003 o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão da obra por causa de suspeitas de fraude na licitação. Seis anos se passaram até que as obras fossem retomadas pelo Governo Federal.

As obras foram reiniciadas mais uma vez em março de 2009, no trecho entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste. No entanto, o TCU identificou uma alteração indevida no contrato das obras, e, seis meses depois da retomada, dos trabalhos, as obras na Boiadeira foram mais uma vez interrompidas.

Somente 30 quilômetros entre Campo Mourão e o distrito de Nova Brasília (em Araruna), estão prontos. Falta asfaltar 40 quilômetros de Nova Brasília a Cruzeiro do Oeste e todo restante do trecho, cerca de 75 quilômetros até o Mato Grosso do Sul.

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