| Foto: Sossella

A primeira fase da reforma da Avenida Marechal Floriano Peixoto em Curitiba terá início em 15 de dezembro. A obra prevê troca do asfalto, alargamento da via entre estações-tubo, serviços de drenagem, paisagismo, melhorias na iluminação e implantação de duas novas linhas de ônibus.

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Orçada em R$ 13 milhões, a reforma será executada em um trecho de quase cinco quilômetros entre o viaduto da Marechal Floriano, na antiga BR-116, até a Rua Pedro Ivo, no Centro. Também serão revitalizadas a Rua Lourenço Pinto e parte da Avenida Sete de Setembro e da Rua Pedro Ivo, por onde passam os biarticulados da linha Boqueirão.

O asfalto das canaletas do biarticulado será trocado por piso de concreto. A via ficará mais larga entre as estações-tubo Parolin e Ferrovila. O projeto prevê ainda a implantação de semáforos modernos, que detectam a aproximação do ônibus e deixa o sinal verde, privilegiando a passagem do transporte coletivo. A mudança mais importante será o desalinhamento das estações-tubo, permitindo a ultrapassagem dos ônibus. Hoje, esse é o maior empecilho para que novas linhas sejam implantadas.

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Na quinta-feira (22), será realizada uma audiência pública para apresentação à comunidade do projeto de reforma da avenida e o cronograma das obras. No encontro, estarão presentes técnicos, engenheiros e administradores das regionais Matriz, Portão e Boqueirão, que darão explicações sobre o projeto e prestarão esclarecimentos aos presentes. A reunião está prevista para as 9 horas, no auditório do anexo do 4º andar da Câmara Municipal.

Novas linhas

A primeira linha a ser implantada após a reforma é a Pinheirinho/Centro, que sairá do Terminal Pinheirinho e passará pela Linha Verde e pela Marechal até o Centro, com ponto final na Rua Lourenço Pinto. De acordo com estudos da prefeitura, a linha irá reduzir o tempo de deslocamento do terminal para o centro, de 35 para 25 minutos, em média.

A expectativa é que, inicialmente, 35 mil passageiros passem a utilizar a nova linha, já que cerca de 30% dos 125 mil usuários do Terminal Pinheirinho se deslocam diretamente para o Centro. Essas pessoas deixarão de usar os biarticulados do eixo sul, que passa pelas avenidas Winston Churchill, República Argentina e Sete de Setembro. O eixo, que inclui os terminais Pinheirinho, Capão Raso e Portão, é o mais sobrecarregado do sistema, atendendo 260 mil passageiros por dia.

A Pinheirinho/Centro utilizará 18 ônibus biarticulados. Em seu trajeto, serão implantadas quatro novas estações-tubo. Duas – uma de desembarque e outra de embarque – ficarão na Lourenço Pinto, na quadra entre as ruas André de Barros e Pedro Ivo, e terão 25 metros de comprimento, cada. Outros dois tubos ficarão na Marechal Floriano e ampliarão a capacidade da estação Cefet, tanto no sentido bairro como no sentido centro.

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Segunda etapa

Em uma segunda etapa, no ano que vem, o trecho do viaduto da Marechal Floriano até o Terminal Boqueirão também deverá ser reformado, cobrindo assim toda a extensão de canaletas do sistema expresso na avenida. Com isso, permitirá a implantação de uma segunda linha, o Ligeirão, que irá, numa linha direta, do Boqueirão ao Centro, com paradas apenas nos terminais Carmo e Hauer. Com o Ligeirão, o tempo da viagem do terminal até o Centro cairá de 33 para 18 minutos, segundo estudos. A prefeitura já iniciou a licitação para estas obras, que devem começar em 2008 e têm orçamento previsto de R$ 7,6 milhões.