A partir da próxima segunda-feira (11), as obras na Rua Riachuelo, no Centro de Curitiba, serão retomadas, desta vez no trecho entre a Rua Alfredo Bufren e a Praça 19 de Dezembro. Por conta do trabalho de revitalização da rua, as calçadas ficarão interditadas para a troca de pavimento, e o tráfego deve ser parcialmente bloqueado eventualmente.
De acordo com a prefeitura, não há uma previsão para o término dos serviços, mas a ideia é que a solenidade de inauguração ocorra no mês de março, durante as comemorações do aniversário da cidade. Durante o período de obras, agentes de trânsito ficarão no trecho para orientar os motoristas sobre as mudanças.
O projeto de revitalização da Riachuelo prevê modernização das calçadas, nova iluminação pública, rede subterrânea de cabos, despoluição visual e sinalização turística para pedestres. A ideia é integrar as ruas Riachuelo, São Francisco, Barão do Serro Azul e praças centrais, como a Generoso Marques e Tiradentes, e o centro histórico do Largo da Ordem.
As obras, que contam com um investimento de R$ 860 mil, tiveram início no dia 3 de novembro de 2009 e já foram concluídas no trecho entre a Praça Generoso Marques e a Rua Alfredo Bufren. O trabalho foi suspenso no dia 10 para não prejudicar o movimento no comércio local durante a época de festas de fim de ano, segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas.
A etapa que começa na próxima segunda deve encerrar a reforma. De acordo com a prefeitura, alterações eventuais devem ocorrer no trânsito, mas não haverá interrupção total no fluxo de veículos.