Onde ficam
Confira a localização dos novos radares instalados em Curitiba:
> Rua Belém, 939 (Cabral) entre as ruas Campinas e Antônio dos Reis Cavalheiro.
> Avenida Comendador Franco, sentido bairro-Centro (Uberaba) perto da Rua Velcy Bolivar Grandó.
> Avenida Prefeito Maurício Fruet, 3.310 (Cajuru) entre as ruas Luiz França e Antônio Meireles Sobrinho.
> Avenida Padre Agostinho, 2.385 (Bigorrilho) entre as ruas Coronel Joaquim Taborda Ribas e Dona Alice Tibiriçá.
> Avenida Professor Lothário Meissner, 632, sentido BR-277 (Jardim Botânico) entre a Rua Jorge Meyer Filho e a Linha Verde.
> Avenida Professor Lothário Meissner, 632, sentido Centro (Jardim Botânico) entre a Linha Verde e a Rua Jorge Meyer Filho.
Seis novos radares estão em operação
Seis novos radares começaram a operar em Curitiba à meia-noite de ontem. Os equipamentos serão instalados nos bairros Cabral, Uberaba, Bigorrilho, Cajuru e Jardim Botânico. Ao todo, 36 radares estão em funcionamento na capital. Até o fim de junho, haverá 140 pontos de fiscalização na cidade.
Um pacote de obras viárias que começa a ser executado ainda neste mês vai exigir paciência dos motoristas curitibanos. Só para o primeiro semestre estão programadas seis grandes intervenções, entre elas a construção de duas trincheiras na Comendador Franco e Gustavo Rattman. As obras estão orçadas em R$ 126,8 milhões e os recursos são do programa Pró-Cidades, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e da prefeitura.
No dia 20 começam os trabalhos no cruzamento da Gustavo Rattman com a BR-476 (trecho Norte da Linha Verde). A trincheira permitirá ligação direta entre o Bacacheri e Bairro Alto. Cinco dias depois, tem início a obra na Comendador Franco (Avenida das Torres). A trincheira, no cruzamento com a Rua Chile, vai ligar os bairros Jardim Botânico e Prado Velho.
Segundo Edson Seidel, coordenador da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), os bloqueios serão inevitáveis. A Comendador Franco, por exemplo, ficará parcialmente bloqueada por seis meses, com os dois sentidos do tráfego desviados para uma pista. Primeiro ficará fechado o trânsito no sentido São José dos Pinhais-Curitiba e depois no sentido inverso.
Na Gustavo Rattman também haverá bloqueio, mas não foi divulgado como ele será feito. Já a partir de 1.º de junho, quem trafegar pela Rua Fredolin Wolf encontrará obras desde o Pilarzinho até Santa Felicidade. "Sabemos que as obras causarão transtornos, mas precisam ser executadas. Por isso pedimos a colaboração de toda a população tendo paciência ou usando caminhos alternativos", disse Seidel.
O arquiteto e urbanista Carlos Hardt, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), afirma que, em razão do relevo, as trincheiras são uma boa solução. Ele explica que esse tipo de obra sempre provoca mudanças no trânsito durante a execução. "Se o projeto for bem elaborado é possível minimizar o impacto", diz.
Seidel disse que os detalhes da execução das obras, como os desvios e horários de trabalho, serão divulgados apenas depois da realização de audiências públicas nos bairros próximos. As reuniões são uma exigência do BID e já ocorreram na implantação da primeira etapa da Linha Verde. "Vamos apresentar o projeto de execução e ouvir sugestões da população."
Cinco projetos estão sendo licitados par ao segundo semestre
Para o segundo semestre a previsão da prefeitura é realizar outras cinco obras, que ainda estão em fase de licitação. Entre elas está a revitalização das ruas Eduardo Pinto da Rocha e Desembargador Antônio de Paula, ambas no Boqueirão. Elas ganharão novas calçadas, rede de drenagem e sinalização. Também está prevista a pavimentação de 39 quilômetros de ruas de saibro e antipó em nove bairros. Segundo a prefeitura, o projeto Asfalto Cidadão dá prioridade às regiões mais carentes da cidade. Ainda faz parte do pacote a segunda etapa da Linha Verde, que vai do Jardim Botânico ao Atuba. Serão construídas outras duas trincheiras na Victor Ferreira do Amaral e na Roberto Cichon. O orçamento para essa fase é de R$ 66,9 milhões.
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