Um observatório para produzir conhecimento científico sobre família foi criado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A instituição dele foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22).
De acordo com a pasta, alguns dos objetivos do novo serviço são ampliar o diálogo com a comunidade acadêmica, incentivar pesquisas relacionadas à família nos programas de mestrado e doutorado das universidades, e fomentar a produção de dados estatísticos sobre essa temática.
O Observatório Nacional da Família será “um repositório de conhecimento científico que visa dar visibilidade à família como primeiro e fundamental contexto de constituição integral da pessoa”, explica a pasta. A gestão será feita pelo Departamento de Equilíbrio Trabalho-Família do ministério.
Acadêmicos, pesquisadores, gestores, parlamentares, organizações da sociedade civil, profissionais de imprensa e demais interessados na temática são o público-alvo desse observatório.
O ministério esclareceu que não se trata de um novo órgão dentro da estrutura do MMFDH e sim de um serviço à sociedade brasileira. Ele funcionará por tempo indeterminado.
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Divórcio com mercado financeiro: Lula perde apoio de investidores para 2026
Lula grava vídeo andando no hospital e diz que está “firme e forte”
Por futuro de Lula, esquerda se antecipa e ataca Tarcísio de olho em 2026; assista ao Sem Rodeios
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora