Herchcovitch e Animale trouxeram cores frias para o verão| Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP

Corpo livre

A Animale imprimiu estampas de animais em looks esportivos e sobre tecido fino. No desfile de Alexandre Herchcovitch, o xadrez foi pontuado por corações enormes, em patchwork divertido e amarrações bem evidentes.

CARREGANDO :)

Programação

Grifes que desfilam hoje:

- Paula Raia

- Ellus

- Movimento

- Iódice

- Ronaldo Fraga

Alexandre Herchcovitch trouxe o xadrez preto-e-branco, padronagem característica do frio, para os looks de verão
Look da Animale no primeiro dia de desfiles do SPFW
Detalhe do desfile da Animale no São Paulo Fashion Week
A Animale trouxe para a passarela materiais como tricô, couro e seda
Modelo apresenta look de Alexandre Herchcovitch no SPFW
Detalhe de modelito apresentado pela marca Alexandre Herchcovitch
Mesmo os assessórios ganharam estampas na coleção de Alexandre Herchcovitch

Nem tropical nem quente demais, muito menos óbvio. O primeiro dia da edição primavera-verão 2012/2013 da São Paulo Fashion Week, que vai até o próximo sábado no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, parece ter se inspirado mesmo na pauliceia cinzenta e fria. As primeiras coleções das estações de calor vieram com uma cara comportada, mas extremamente elaboradas, para demonstrar o poder da costura, dos efeitos e da matéria-prima.

Publicidade

Alexandre Herchcovitch, que apresentou ontem sua coleção feminina, fez e refez alfaiataria e transformou casacas tradicionais em macacões inspirados no repertório clássico. Só que avantajados. Com mangas bufantes, pregas na cintura, ombros arredondados e amarelos. E mais, trouxe o xadrez preto-e-branco, padronagem característica do frio, para os looks de verão. Ora ou outra pontuados por corações enormes, em patchwork divertido e amarrações bem evidentes. Tudo ao som de Boy George e uma inegável referência aos anos 1980.

A Animale, por sua vez, fez um safári noturno. Entre as peças, tradicionais coletes e camisas fresquinhas, revistos pelo olhar fashion, que simulou recortes nas roupas e imprimiu estampas de animais em looks esportivos e sobre tecido fino. Muita coisa mutante, que fica na fronteira entre bermuda, vestido e um leve agasalho. Tudo pensado para deixar o corpo livre. E os materiais: tricô, couro e seda. Esta última, aliás, fruto de uma parceria da marca com a paranaense Casulo Feliz, de Maringá. O tecido produzido especialmente para a grife (esta já é a segunda fase da parceria) também tem suas pegadas ecológicas calculadas, uma vez que trabalha apenas com casulos de bicho da seda rejeitados pela indústria, corantes naturais e pouco impacto de produção.

O tecido deu suavidade aos looks. Na cartela de cores, tons sincronizados, que vão do palha ao preto, com nuances de dourado, amarelo e verde, além das sugestões de estampas zebradas em preto e sobre transparências. Tudo, é claro, com tingimento natural, feito com folhas de eucalipto (cáqui), amora (amarelo pálido) e mate (verde safári).

O dia teve ainda os desfiles da grife Tufi Duekde, de FH por Fause Haten e Triton.

Confira a galeria de imagens da SFPW

Publicidade