Após três meses praticamente longe da tradicional bicicleta e da atividade que o tornou uma das figuras mais simbólicas de Curitiba, Nelson Rebelo, o Oil Man, prepara seu retorno. Afastado das pedaladas desde maio deste ano devido a uma hérnia na virilha, ele fará uma bicicletada neste domingo (26), às 16 horas, no Parque Barigüi, em Curitiba, para comemorar o retorno.
Um evento foi criado nas redes sociais para convidar os curitibanos para celebrar o retorno do Oil Man. Até o início da noite desta sexta-feira (24), 230 pessoas haviam confirmado presença no local. "Se forem algumas dezenas, eu já fico contente, mas gostaria que muitos fossem", diz Rebelo, de 52 anos.
Também estarão presentes na bicicletada outros membros da Associação dos Homens Óleo, criada em 2011: Lupicínio Meião e Oil Rambo.
Trajetória
O famoso Oil Man percorre desde 1997 a cidade em uma bicicleta, vestido de sunga e com óleo bronzeador - rotina que ele nunca pensou em abandonar. O problema de saúde, porém, o deixou em dúvida sobre o futuro de suas pedaladas e o afastou temporariamente da atividade. "No dia 25 de abril de 2012, quando eu estava na BR-277, senti uma dor forte quando pedalava."
Em maio deste ano, o médico dele constatou a presença de uma hérnia inguinal unilateral presente na virilha. "Minha mãe e minha avó já tiveram, mas eu nunca pensei que teria isso." Com a constatação do problema, entre maio e agosto de 2012 ele teve que diminuir o ritmo dos exercícios físicos e de suas voltas de bicicleta por Curitiba. "Um dos médicos me disse que andar de bicicleta não causava problemas, mas mesmo assim eu sentia muita dor."
Rebelo precisou esperar três meses para a liberação de sua cirurgia, realizada em agosto, para a cura do problema. De volta às atividades físicas, ele diz que hoje se sente "101% melhor".
Projetos
Poucas semanas depois de se recuperar da cirurgia, e mesmo antes de marcar seu retorno, o Oil Man já tem novos projetos, além de continuar pedalando. Ele foi contratado por uma rede de postos de combustíveis em Ponta Grossa para ser o garoto propaganda da empresa. "Quero ser garoto propaganda também em Curitiba e levar a Associação dos Homens Óleo comigo nisso. Acho o Lupicínio e o Oil Rambo talentosos para a profissão".