• Carregando...

Assis Chateaubriand, Ban­deirantes, Ibiporã, Palmas, Quatro Barras, Santa Cecília do Pavão, São Miguel do Iguaçu e Toledo são as cidades paranaenses que, com outros 72 municípios brasileiros, receberão o projeto piloto do Programa Cidades Digitais, segundo divulgado ontem pelo Ministério das Comunicações. Com a iniciativa, o governo federal quer melhorar a gestão e os serviços dos municípios, além de oferecer pelo menos um ponto de acesso público à banda larga. As informações são da Agência Brasil.

Segundo a secretária de Inclusão Digital do ministério, Lygia Pupatto, a ideia é contribuir para que o país tenha gestões públicas cada vez mais transparentes, evitando inclusive a prática de corrupção. "O projeto também ajudará na prestação de serviços públicos como marcação de consultas nas unidades públicas de saúde e acompanhamento escolar das crianças que estudam nas escolas públicas. Além disso, dará maior publicidade às licitações feitas pelas prefeituras [e que são publicadas na internet]", disse.

Fibra ótica

De acordo com a secretária, neste primeiro momento a cidade terá instalado um anel de fibra ótica ligando pelo menos quatro pontos destinados aos serviços públicos oferecidos pelo município e o ponto de acesso ao público. "Até julho os editais para contratação das empresas integradoras regionais estará concluído", informou a secretária. Após três anos de operação, a manutenção – feita pela empresa vencedora da licitação – ficará a cargo das prefeituras.

Os critérios para a escolha das cidades foram: ter até 50 mil habitantes, ser localizada preferencialmente nas regiões Norte e Nordeste e distante até 50 quilômetros das redes centrais de internet (backbones), ter prefeitura disposta a oferecer equipes para treinamento nas operações da rede, e ter baixos índices de desenvolvimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]