Estudo conduzido pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná e pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) revela que oito marcas de água mineral estão fora do padrão de qualidade para galões de até 20 litros. Apenas uma foi reprovada por conter substâncias prejudiciais à saúde humana, como coliformes. Os dados sobre as 22 marcas avaliadas foram divulgados nesta terça-feira (9). O levantamento aconteceu entre os meses de março e outubro deste ano, quando a Vigilância Sanitária coletou produtos em supermercados de diversas regiões do estado.
De acordo com a pesquisa, seis marcas apresentaram laudos insatisfatórios por conter bactérias heterotróficas em níveis acima do permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas bactérias são comuns e não devem ultrapassar uma determinada concentração para não causar nenhum tipo de risco aos consumidores. Outras duas marcas foram notificadas por registrarem um baixo nível de fluoreto, inclusive abaixo do informado na embalagem.
As empresas fabricantes já foram inspecionadas e notificadas a adequar seus processos de produção e envase à legislação sanitária. A intenção agora é ampliar o monitoramento para a água mineral de garrafa e copo plástico.