Ponta Grossa - Uma disputa envolvendo gratificações e horas extras de funcionários pode inviabilizar a abertura de diversos parques estaduais durante os fins de semana neste verão. Nas duas últimas semanas, a maioria já ficou fechada para o público por falta de funcionários. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está negociando com os trabalhadores das Unidades de Conservação para garantir o atendimento aos turistas e algumas já vão funcionar neste sábado e domingo (veja box).
A situação fez com que alguns turistas dessem de cara com porteiras fechadas. Foi o que ocorreu com o professor e fotógrafo Rafael Nogarolli, no último sábado, ao visitar o Cânion Guartelá. "Será que não deveria ser avisado antecipadamente na imprensa ou no site do próprio IAP que o parque iria fechar por qualquer que fosse o motivo?", questiona. Nos parques que ficam abertos o dia todo, houve redução no atendimento ao cidadão.
Nos oito parques que estarão abertos, haverá restrições no atendimento e menos funcionários. "Na próxima semana as negociações irão continuar", conta Márcia de Guadalupe Pires Tossulino, diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP. O Instituto pretende negociar a reabertura dos demais locais de visitação enquanto procura uma alternativa para resolver a questão.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora