Uma operação deflagrada na madrugada desta quinta-feira (16) pela Polícia Civil, em Curitiba, terminou com a prisão de oito homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. Ao grupo são atribuídos pelo menos 15 homicídios, ocorridos na disputa pelo controle de pontos de venda de entorpecentes no bairro Novo Mundo. "O objetivo é apurar quantas mortes esta quadrilha causou", disse a delegada Maritza Haisi, da Delegacia de Homicídios (DH).
A Vara de Execuções Penais (VIP) havia expedido mandados de prisão temporária contra os oito suspeitos. As prisões foram pedidas depois de dois meses de investigações, conduzidas pelo delegado Maurílio Alves. Para cumprir os mandados, mais de 120 policiais civis e 35 viaturas foram usados na operação, batizada de "Preservando Vidas".
Os presos foram identificados como André Rosa da Luz, de 34 anos, Raphael Bento, de 22 anos, Robson Tiago Alves Oliveira, de 31 anos, Ezequiel Santos, de 38 anos, Rafael Augusto Martins Lima, de 29 anos, Adão da Silva, de 51 anos, Eliel Santos, de 31 anos, e Emerson Rodrigo Bertollo, de 25 anos (também preso em flagrante por posse ilegal de arma). Segundo a polícia, o grupo travava disputa constante por pontos de tráfico contra outra quadrilha do mesmo bairro. Todos são suspeitos de homicídios e formação de quadrilha.
"Percebemos que havia funções definidas. André da Luz e Adão da Silva, por exemplo, eram responsáveis por guardar as armas do bando", explicou o delegado Cristiano Augusto Quintas dos Santos. A polícia vai realizar novas etapas da operação, em datas que ainda serão definidas. Ainda há suspeitos foragidos.
Outras prisões
Durante o cumprimento dos mandados de prisão, também foi preso Gilmar Ribeiro, de 36 anos. Segundo a polícia, na casa dele foi encontrada uma pistola nove milímetros. Um outro homem também foi detido por não pagar pensão alimentícia.