Entre os dias 11 e 21 de outubro, Rolândia vai ser um pedaço da Alemanha no norte do Paraná. É a 25ª edição da Oktoberfest, tradicional festa da colônia alemã na cidade. Entre as principais atrações estão os tradicionais pratos da culinária alemã e muito chope, além de apresentações culturais. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 80 mil pessoas passem pela Vila Germânica durante os 11 dias de festa. Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). A programação completa da Oktoberfest de Rolândia pode ser conferida no site oficial do evento.
O organizador da Oktoberfest, Antenor Soares Bem, explicou que nesta edição serão realizados três grandes desfiles. "Nas edições anteriores era realizado apenas um desfile, no primeiro domingo. Neste ano serão feitos uma carreata na quinta-feira (11), às 18h, e o tradicional desfile oficial de abertura, no domingo (14) às 10h. A novidade deste ano fica por conta do Desfile das Lanternas, na noite do dia 19", explicou.
Entre os destaques da festa, Bem aponta a culinária alemã como o ponto alto. "São pratos que já viraram tradição, que nós estamos servindo sempre nas últimas 24 edições da Oktoberfest", ressaltou. Segundo ele, a área de restaurantes foi ampliada para dar maior conforto e comodidade aos participantes. "Ninguém mais via precisar comer correndo porque tem outras pessoas querendo ocupar os lugares. Agora, todo mundo vai ter espaço e tempo suficiente para saborear nossos pratos típicos", garantiu Bem.
O encontro de Fusqueiros também vai ser um destaque da Oktoberfest, aponta o organizador. "Não é só o [ex-presidente] Itamar Franco que gosta de Fuscas. Nesse encontro vamos ter vários colecionadores com os mais diferentes modelos de Fuscas, um para cada gosto", brincou. A gincana entre os grupos folclóricos da cidade também vai movimentar os participantes da festa. "Não queremos que quem vai à Vila Germânica fique só como expectador. Esse público vai interagir com os grupos e todos vão se divertir bastante", falou Bem.