Morreu neste sábado (21), aos 93 anos, o arqueólogo e professor Oldemar Blasi, ex-diretor do Museu Paranaense e pioneiro da arqueologia no Paraná. Blasi estava internado no Hospital Vita, em Curitiba, e morreu de causas naturais. O sepultamento foi realizado no domingo (22), no Cemitério São Francisco de Paula, em Curitiba.
Leia o perfil de Oldemar Blasi e Igor Chmyz
Blasi formou-se em Geografia e História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1947. Na década seguinte, seria um dos fundadores e primeiro diretor do Centro de Pesquisa em Arqueologia da instituição, cargo que ocupou entre 1957 e 1959. Além das várias pesquisas de campo, ficou conhecido pela atuação no Museu Paranaense, onde se tornou diretor a partir de 1967.
Ao longo de duas décadas, lutou por melhorias na estrutura do museu, que sofreu com diversas mudanças de sede, e pela conservação da memória científica do estado. "Lembro de uma ligação de um secretário de Educação que reclamava de eu estar pressionando pela conservação dos sambaquis de Guaratuba. Ele gritava: o senhor está prejudicando o prefeito por causa desse monte de conchas", relembrou ele durante entrevista para a Gazeta do Povo em 2010.
O Museu Paranaense está preparando uma homenagem ao ex-diretor. Por coincidência, a instituição faz aniversário na quarta-feira (25) e, durante a semana comemorativa, pretende dedicar um momento à memória de Oldemar Blasi. "O professor Blasi, como era conhecido por seus discípulos - nos quais me coloco com muita honra e orgulho -, abria possibilidades de exercício das profissões de arqueólogo e historiador sempre que podia. A arqueologia do Paraná está de luto", lamenta Claudia Parellada, coordenadora de arqueologia do museu.
Blasi, ao lado do colega Igor Chmys, é personagem integrante do livro Perfil histórias que passam ao nosso lado, editado a partir de série homônima publicada na Gazeta. Solteiro, não deixa filhos.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora