A mancha de óleo que apareceu no lago do Parque Barigüi, em Curitiba, já foi retirada. Um caminhão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente sugou o óleo na noite de sexta-feira (30) e, na manhã deste sábado, foi feita a lavagem da galeria pluvial por onde chegou o óleo. Não houve nova vazante de óleo no local.
A mancha com cerca de dois metros de diâmetro por 200 metros de comprimento apareceu na tarde desta sexta. Os guardas municipais que fazem ronda no parque acionaram a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para verificar o vazamento. Equipes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) também estiveram no local e fizeram uma barreira de contenção para evitar que o óleo se espalhasse.
Apesar do óleo ter sido retirado, a barreira de contenção continua armada no local, pois ficou um resto do líquido que o caminhão não conseguiu retirar e que deve evaporar. Uma amostra do óleo será analisada por técnicos do IAP.
Segundo a Defesa Civil, a primeira hipótese era de que se tratava de óleo queimado, provavelmente de um posto de combustíveis da região.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora