A rebelião de dez senadores que se autodenominam "não-alinhados" – ontem derrubaram a medida provisória que criou a Secretaria do Futuro – é ao mesmo tempo sintoma da perda de prestígio do grupo outrora conhecido como "PMDB do Senado" e um recado de seu líder, Renan Calheiros, ao Palácio do Planalto. As demandas desses parlamentares são pulverizadas. Referem-se quase todas – surpresa! – a cargos prometidos na máquina federal. Quem fazia esse meio-de-campo era Renan, no momento sob ataque especulativo do PT. Para o presidente do Senado, portanto, vem a calhar a ameaça de o governo perder o "miolo" do PMDB às vésperas da votação da CPMF.

CARREGANDO :)

***

E o vento levou... – Criado em junho passado e derrubado ontem pelo Senado, o cargo de Mangabeira Unger, dizia-se à noite em Brasília, mudou de nome para "Secretaria de Curto Prazo". Combinado – Renan e os líderes peemedebistas Roseana Sarney (MA) e Romero Jucá (RR) foram avisados do jantar dos dez correligionários descontentes. O trio enviou Valdir Raupp (RO) ao evento para registrar os recados. Nova sigla – Desde sua altercação com Heloísa Helena na sessão secreta que o absolveu, Renan só se refere ao PSol da adversária como "Partido da Sonegação Legal".

Publicidade

Ah, bom... – Logo depois de conceder a entrevista na qual afirmou que Walfrido dos Mares Guia participou "de tudo" em sua campanha de 1998, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) telefonou ao ministro para explicar que sua intenção foi "ajudá-lo". Sortudo – Enquanto Azeredo e Walfrido dominam a bolsa de apostas sobre os possíveis denunciados no caso do valerioduto mineiro, Clésio Andrade, o homem que introduziu Marcos Valério na campanha, passa ao largo. Mon ami – Lula fez um novo amigo de infância na viagem a Nova Iorque: Nicolas Sarkozy. Ontem, em reunião no Planalto, era só entusiasmo ao relatar aos ministros presentes as palavras do presidente francês sobre o papel do Brasil no cenário mundial.

Seletivo – Marco Maia (PT-RS) justificou sua decisão de não pedir o indiciamento dos ex-diretores da Anac dizendo que dois deles não foram ouvidos pela CPI do Apagão Aéreo da Câmara. Mas pediu o indiciamento dos pilotos do Legacy envolvidos no acidente com o avião da Gol, que também não depuseram. Pré-requisito – Na conversa que teve com José Dirceu no final de semana, Marco Aurélio Garcia comprometeu-se a, caso eleito presidente do PT, não promover o "acerto de contas" interno reivindicado por setores do partido desde o escândalo do mensalão. Calculadora 1 – Apoiado por martistas e vitaminado ontem pela adesão do Movimento PT, Jilmar Tatto estima obter cerca de 30% dos votos para presidente da sigla na eleição de dezembro. Calculadora 2 – O deputado tenta agora atrair colegas de Câmara que integram o ex-Campo Majoritário mas alegam desconforto com a opção Marco Aurélio, patrocinada pelo Planalto. Usa como isca a defesa incondicional de candidatura própria do PT à sucessão de Lula em 2010. Na boa? – A vereadora Soninha disse a um dirigente do PT paulistano que ingressará hoje no PPS, partido pelo qual pretende ser candidata a prefeita, sem criticar os ex-correligionários. Petistas, porém, acham que esse acordo de paz não tem como durar. Tartaruga – Quase 200 dias depois do início da atual legislatura, a Assembléia paulista instalará hoje suas primeiras cinco CPIs, todas chanceladas pela base de apoio do governador José Serra (PSDB).

TIROTEIO

* Do vereador João Antônio, secretário-geral do PT paulista, sobre a troca de legenda de sua colega de Câmara Soninha, que vai para o PPS.

– Soninha deixa a oposição aos tucanos para entrar num partido que é linha auxiliar do Serra.

Publicidade