O afeto entre cães e seus donos se baseia na troca de olhares entre ambos, que aumenta em seus organismos a liberação de oxitocina, mesmo hormônio responsável por estreitar o vínculo entre mães e bebês humanos. As conclusões são de estudo publicado recentemente na revista Science. A pesquisa sugere que, para desenvolver uma parceria tão próxima, cães e humanos teriam aproveitado o mecanismo instintivo de ligação que serve para reforçar o mais forte dos vínculos biológicos: entre mães e filhos.
A oxitocina, popularmente conhecida como “hormônio do amor”, é secretada no cérebro da mãe quando ela troca olhares com o bebê, incentivando-a a nutri-lo e dar carinho. Isso também aumenta os níveis do hormônio no bebê, estimulando novas trocas de olhares e comportamento de apego, realimentando o ciclo.
Responsável por reforçar biologicamente o laço entre mãe e filho, esse ciclo também ocorre entre humanos e cães, diz o estudo. Isso explicaria por que ambos têm sido os “melhores amigos” há milhares de anos. De acordo com os cientistas, essa dinâmica de troca de olhares e liberação de hormônios não existe entre homens e lobos (biologicamente próximos dos cães), indicando que tal mecanismo teria evoluído ao longo dos milênios em que se deu a domesticação.
Para realizar o experimento, cientistas liderados por Miho Nagasawa, da Universidade Azabu, no Japão, colocaram cães e donos em uma sala e documentaram cada interação, como olhares, toques, palavras e latidos, por 30 minutos. Antes e após a observação, os pesquisadores mediram os níveis de oxitocina na urina dos cães e dos humanos. Descobriram que a liberação do hormônio no cérebro de ambos aumentava de acordo com a intensidade da troca de olhares.
O experimento foi feito com 24 mulheres e seis homens donos de cães (15 machos e 15 fêmeas). Os cientistas mediram ainda os níveis de oxitocina nas interações entre lobos e donos, mas eles não sofreram alteração, mesmo com troca de olhares.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora