Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gripe aviária

OMS coloca moradores de aldeia em quarentena na Indonésia

Especialistas em saúde solicitaram que 33 pessoas de uma aldeia remota na Indonésia fiquem em quarentena, em suas casas, depois que o vírus H5N1, causador da gripe aviária, matou sete membros de uma família no local, no começo do mês.

Epidemiologistas não conseguiram descobrir a fonte da infecção na aldeia de Kubu Simbelang, no norte de Sumatra, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, esta semana, que uma limitada transmissão de pessoa a pessoa, entre os membros da família, pode ter ocorrido.

- Há 33 pessoas identificadas como contatos próximos. Pedimos que fiquem de quarentena, em casa. É algo que eles mesmos desejam fazer, para protegerem-se e a suas famílias - disse Dick Thompson, porta-voz da OMS.

Enquanto isso, exames locais confirmaram que uma criança indonésia morreu de gripe aviária, disse um funcionário do Ministério da Saúde nesta quinta-feira.

Resultados locais sobre a gripe aviária não são considerados definitivos e precisam de confirmação da OMS.

Testes em amostras retiradas de frangos, patos e porcos -- animais mais suscetíveis ao vírus --, na aldeia de Kubu Simbelang e em outra área próxima, mostraram-se inconclusivos.

A OMS ressaltou que, mesmo que o contágio de pessoa para pessoa tenha ocorrido, foi de maneira muito limitada e a infecção não se espalhou além do grupo familiar. Além disso, provas científicas mostraram que o vírus não sofreu mutação para uma forma que possa ser mais facilmente passada de uma pessoa a outra.

O H5N1 continua difícil de ser pego por humanos, mas especialistas temem que ele evolua e possa ser mais facilmente transmitido entre as pessoas, causando uma pandemia que poderia matar milhões.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.