Uma onça-parda foi encontrada dentro do porão de uma casa no bairro Jardim Esplanada, em Ponta Grossa, no início da noite de sexta-feira (23). Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental da cidade foram chamadas para fazer a remoção do animal.
O felino teve que ser sedado para ser retirado da residência. Segundo o soldado Oride Schoreder, que participou do resgate, o local foi isolado com telas para que a onça não fugisse. Um veterinário foi chamado para aplicar o sedativo. O uso de um enforcador foi necessário para conter o bicho. Toda a ação durou cerca de 40 minutos.
A onça foi analisada pelo veterinário e, depois de recobrar a consciência, devolvida à natureza. "Que eu saiba, isso nunca tinha acontecido antes", comenta o soldado, que conta que o morador levou um grande susto ao encontrar a onça no porão. Não há informações sobre como ela pode ter entrado na casa.
A Polícia Ambiental especula que queimadas na região fizeram com que o animal ficasse sem abrigo e, desorientada, andasse até a cidade. A residência em que a onça foi encontrada fica em uma região próxima a fazendas e outros ambientes abertos, onde é possível encontrar animais dessa espécie.
Segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio), a onça-parda é um felino de grande porte com coloração variando do marrom-acinzentado mais claro ao marrom-avermelhado mais escuro, com a ponta da cauda preta. O comprimento total para a espécie varia entre 1,4 e 2,3 metros, contando a cauda.
CCJ deve passar para as mãos do Centrão e pautas conservadoras podem ficar travadas
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Conjuntura internacional pode concretizar acordo entre Europa e Mercosul, mas Lula quer o crédito
Podcast analisa o primeiro ano de Javier Milei como presidente da Argentina
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora