Polícia procura quem teria atropelado a onça
Uma onça pintada, símbolo do Parque Nacional do Iguaçu, foi atropelada neste sábado (28) na rodovia que passa dentro da reserva. A onça foi encontrada morta na beira da estrada, dentro do parque. O animal era um macho, jovem, de aproximadamente 70 quilos.
De acordo com a Polícia Florestal, o atropelamento foi durante a madrugada. O motorista, depois de arrastar o animal para fora da estrada, fugiu sem avisar os vigias do acidente. Neste período da madrugada, apenas funcionários e vans e táxis de turismo, que vão para o Hotel das Cataratas, podem entrar no parque.
A onça pintada é um animal ameaçado de extinção. O parque nacional é praticamente refúgio no Paraná - os cálculos são de que apenas entre oito e dez onças vivam na reserva atualmente.
Perda grave
Por isso, a perda é considerada grave. "Todo o trabalho que é feito de pesquisa e conservação, para que se mantenha (...) um banco genético viável, encontrar um animal morto é bastante chocante", deste diz o médico veterinário Rafael Xavier.
De acordo com a Polícia Florestal e com a administração do parque, a pessoa que atropelou o animal terá de responder por crime ambiental e pode pegar, no fim do processo, até dois anos de prisão. Também pode receber uma multa de no mínimo R$ 5 mil.
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar mais desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; acompanhe o Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião