Duas onças pardas assustaram os moradores de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, no último domingo, e deram trabalho para a Polícia Ambiental. Visivelmente estressados, os felinos retornaram à reserva legal onde vivem sem que fosse necessário o uso de tranquilizantes ou redes.
O primeiro animal foi visto ainda de madrugada. Um exemplar de aproximadamente 50 quilos provavelmente uma fêmea estava na garagem de uma residência. Após a chegada da polícia, a onça foi incentivada a seguir por um caminho montado pelos policiais em direção à mata, o que acabou dando certo.
O segundo registro aconteceu já no final da manhã. Desta vez, o animal um macho de aproximadamente 70 quilos estava em uma chácara. Assustado e acuado por cães, o animal se abrigou em uma árvore, atraindo a presença de curiosos. A polícia isolou a área e fez o monitoramento da onça até o começo da manhã de ontem, quando ela desceu da árvore e voltou para a reserva.
O biólogo Dyego Leonardo Ferraz Caetano credita estas aparições de animais silvestres à invasão urbana. "Muitos podem acreditar no contrário, mas é o homem quem invade o espaço dos bichos. Quando acabam os recursos básicos, como alimentos e até mesmo espaço, os animais tendem a buscar na cidade", alerta.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora