São Paulo O Projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil, passou a disponibilizar para consulta as fichas dos 54 deputados estaduais paranaenses. No Paraná, são 21 os deputados com indicações de envolvimentos em corrupção, ou 38% do total de representantes da Casa. A Assembléia Legislativa do Paraná vem a somar-se às já publicadas Assembléias de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, à Câmara Legislativa do Distrito Federal, à Câmara dos Deputados e ao Senado.
Agora, podem ser consultados os dados sobre a vida profissional e política dos representantes paranaenses, notícias de jornais que envolvem seus nomes em casos de corrupção, suas declarações de bens, as contas de suas campanhas eleitorais e, ainda, informações sobre processos criminais em que são réus, bem como ocorrências envolvendo seus nomes nos Tribunais de Contas. No Excelências pode-se também determinar quem pertence a algumas bancadas, como a dos ruralistas e a dos evangélicos.
Segundo a Transparência, com a divulgação das fichas dos deputados estaduais do Paraná, a entidade avança no seu projeto de disponibilizar informação confiável e pública sistematizada de maneira a agilizar e facilitar o acesso. Ao mesmo tempo, evidencia a escassez de informações disponibilizadas pela Alep para consulta em seu sítio: não é possível medir a presença em plenário, ou consultar o uso das verbas de gabinete, dados sobre viagens oficiais e outras informações, em contraste com a Assembléia do Rio Grande do Sul e com a Câmara Federal. O endereço do site é www.transparencia.org.br